Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Crescente Integração Asiática

17 de setembro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Integração | Tags: , ,

Todos reconhecem que o desenvolvimento chinês na última década, e nos últimos anos depois da crise que afetou todo o mundo, tem sido importante para o universo globalizado. Nos países que são seus vizinhos, como a Coreia e o Japão, ele é mais marcante, mas também no Sudeste Asiático, é muito importante.

Hong Kong acabou sendo integrado à China, preservando um “status” especial, o que deve acontecer no futuro com Taiwan, de forma semelhante. Mas também Cingapura, a Tailândia, a Indonésia e outros países do Sudeste Asiático contam com fortes presenças de chineses e seus descendentes que chegam a ser de um terço da população local, ao lado dos indianos. E Cingapura, um país-cidade, tornou-se um forte centro financeiro e de serviços que exerce uma liderança regional.

George Yeo

A China que já tem uma liderança continental de fato procura oficializar a sua integração com o Asean – Associação dos Países do Sudeste Asiático, intensificando e enfatizando o papel de Cingapura. Para tanto, o ministro do Exterior chinês, Yang Jiechi, expressou-se claramente no encontro que teve com o ministro correspondente de Cingapura, George Yeo.

O primeiro-ministro de Cingapura, Lee Hsien Loong, já afirmou que pretende exercer o papel de ponte entre a China e o Asean, até porque existe uma grande afinidade cultural na região.

Os que conhecem estes países notam que estas diferenças geográficas e políticas são praticamente convencionais, pois a realidade étnica, cultura e econômica mostra um bloco bastante claro, mesmo que muitos chineses habitem estes outros países por muitas gerações.

Mesmo antes de Deng Xiaoping ter ampliado a abertura da China e a utilização dos mecanismos de mercado naquele país, notava-se a ampla circulação de chineses do exterior, com volumes substanciais de mercadorias, tanto para a importação como para exportação. Os registros civis dos descendentes de chineses do exterior continuam a serem preservados nas localidades de origens dos seus ascendentes, como se possuíssem duplas nacionalidades.

O que se nota é que a elite política e empresarial em todo o Sudeste Asiático é constituída por estes chineses, que contam com grande habilidade comercial e financeira. Na medida em que a China lidera hoje o desenvolvimento mundial, eles estão diretamente engajados neste processo, transferindo tecnologias de um lado para outro, conseguindo resultados que beneficiam a todos eles.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: