Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Intercâmbio de Estrangeiros com a Vida Comunitária Japonesa

3 de setembro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Intercâmbios | Tags: , ,

O jornal The Japan Times divulga um interessante trabalho que vem sendo desenvolvido por uma Organização Não Governamental baseada em Tóquio, que tem o nome de World Campus International. Esta entidade visa promover o intercâmbio com estrangeiros de 18 a 32 anos, promovendo tours, inclusive intercâmbio com hospedagens nas residências de pequenas comunidades, para estimular a troca de ideias de japoneses com estrangeiros das mais variadas origens.

O artigo é da jornalista Mami Maruko, de quem também são as fotos que ilustram a matéria. O gerente geral da organização informa que o objetivo é oferecer um espaço para o intercâmbio de ideias, para descobrir algo de novo uns com os outros. Uma participante, Sida Zhou, uma sino-filandesa, depõe informando que é uma oportunidade para encontrar pessoas que usualmente não contata, e encontrar jovens de outras partes do mundo é interessante, pois o grupo incluía a de muitos diferentes países.

Caminhada em pântano em Yatsu, província de Chiba Estudantes holandeses e dinamarqueses participaram do programa

Neste ano, o artigo informa que os tours ocorreram em Kumamoto, Hiroshima, Nagasaki, Nara, Nagano, Ibaraki, Aichi, Tóquio e Chiba, que são pagos pelos participantes, envolvendo duas cidades e duas semanas. Por exemplo, um grupo visitou em Ibaraki e Chiba uma residência para idosos e uma planta de energia nuclear, trocando ideias com estudantes da universidade local relacionados com a indústria nuclear.

Os participantes foram divididos em grupos para efetuarem caminhadas pelas montanhas, numa área planejada para ser reserva preservada. Colhendo materiais nestas matas, efetuaram uma colagem para discutir o que eles entendiam como a Terra ideal. Uma representante da comunidade ficou impressionada com a consciência dos jovens sobre a natureza. Ela transmitiu aos jovens o quanto eles consideram importante o que os rodeiam, contribuindo para o meio ambiente como um todo.

Uma estudante holandesa mostrou-se impressionada com a abundância da natureza, bem como das criaturas existentes no meio de uma pequena cidade. Por se tratar de um grupo pequeno sentiu-se a facilidade de troca de ideias com os demais participantes.

Deve-se destacar que o Japão, por se tratar de um pequeno arquipélago, acabou desenvolvendo uma cultura de preservação de sua natureza, vital para a sobrevivência de sua população, e serve de exemplo para muitos outros países.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: