Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Trem Rápido Chinês Bate Recorde Mundial

28 de setembro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Trem Rápido | Tags: , , ,

O principal jornal chinês, China Daily, noticiou que hoje, numa viagem teste entre Xangaiai e Hangzhou, o seu trem CRH380A atingiu a velocidade recorde mundial de 416,6 quilômetros horários. Ele foi projetado para uma velocidade de 350 quilômetros, para cobrir a distância de 202 quilômetros entre as duas cidades em 40 minutos, quando antes levava duas horas. Espera-se que cerca de 80 milhões de passageiros usem esta rota por ano.

Xangai é uma metrópole com cerca de 20 milhões de habitantes, que tive a oportunidade de visitar neste ano, e Hangzhou é uma aprazível cidade com atrativos turísticos, que visitei há algum tempo, que conta atualmente com cerca de 7 milhões de habitantes. Hoje, são centros dinâmicos do desenvolvimento chinês, que se concentra na faixa litorânea.

O engenheiro chefe do Ministério de Ferrovias chinês, He Huawu, informou que 7.055 quilômetros de trens rápidos já se encontram em serviço naquele país. Os chineses haviam batido o recorde anterior que era de 394,3 quilômetros por hora entre Beijing, a Capital, e Tianjin com o seu CRH3 em junho de 2008, com distância em torno de 120 quilômetros.

Trem rápido chinês bate recorde de velocidade

Depois do recorde anterior, a China implantou as linhas rápidas de Wuhan-Guangzhou que ligou o Centro ao Sul do país, Zhengzhou-Xian, conhecida antiga capital e onde se inicia a Silk Route, o Centro com Oeste daquele país, e Xangai-Najing, o Leste chinês, que foi ocupada pelos japoneses até a Segunda Guerra Mundial.

Liu Zhijun, ministro das Ferrovias informa que a ligação Xangai-Hangzhou alivia a pressão de transporte no delta do rio Yangtze, uma das áreas mais dinâmicas da China. Ele afirma que isto tem significado para o desenvolvimento econômico, social e cultural do país.

Em 2012, a China pretende contar com 110.000 quilômetros de ferrovias, sendo 13.000 quilômetros de trens rápidos. A ligação entre Beijing, a Capital nacional, com a principal cidade chinesa, Xangai, que tem uma distância de 1.318 quilômetros, deve estar concluída em 2012, com o custo estimado de construção em US$ 32,5 bilhões, cifra que parece perfeitamente suportável pela China. A distância deve ser coberta em menos do que duas horas e meia por este trem rápido.

Segundo os chineses, a tecnologia de trens de alta velocidade, a custos baixos, começa a interessar países estrangeiros como os Estados Unidos, o Brasil e a Argentina.

Estes são fatos realmente impressionantes.



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