Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Abastecimento Mundial de Commodities Agrícolas

5 de outubro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Notícias | Tags: , ,

O jornal Valor Econômico reproduz hoje um artigo da jornalista Michiyo Nakamoto, do Financial Times de Tóquio, com o título “Japão busca novas fontes de grãos”, que merece alguns comentários. Segundo o artigo, o Japão, preocupado com a demanda chinesa de grandes volumes, procura entendimentos que permitam o seu abastecimento adequado da América do Sul ou da África. As medidas para aumentar a sua produção para melhoria do abastecimento mundial são viáveis, mas por se tratarem de commodities fica muito difícil assegurar o abastecimento de um determinado país, ainda que o mesmo participe da produção.

Não há dúvidas que a demanda chinesa, que costuma ser coordenada pelas autoridades, acaba perturbando o mercado internacional. Quando os chineses entram no mercado acabam provocando uma abrupta elevação dos seus preços, enquanto os japoneses costumam adquirir em pequenos lotes.

grãos

Como se trata de commodities, as tradicionais empresas que operam no mercado internacional possuem volumes grandes, e os japoneses, mesmo nas produções que ajudaram a realizar nos cerrados brasileiros, acabam adquirindo deles. Só seria possível se segregar uma produção, por exemplo, com qualificações especiais, como os que evitam os transgênicos, hoje generalizados.

Mesmo que grupos japoneses participem da produção na América do Sul ou na África, se forem os mesmos produtos negociados no mercado internacional, os abastecimentos para o Japão dependem dos preços internacionais, sendo extremamente difícil assegurar o seu suprimento especial.

Os esforços conjuntos feitos pelos japoneses com os brasileiros em terras africanas podem, momentaneamente, ser destinados ao Japão, mas esta situação será difícil de ser sustentada, mesmo para as tradings daquele país. O mercado acaba sendo negociado nas bolsas internacionais , como ocorreu nos cerrados brasileiros.

Alguns tipos de cereais são de tipo especial, como as sojas que são destinadas à produção de óleos e rações, destinados para o tofu, queijo de soja. Estes últimos produtos são consumidos pelos asiáticos, mas também seriam difíceis de serem separados os destinados ao Japão dos demais consumidores asiáticos.

Mesmo que as autoridades japonesas estejam preocupadas com estes abastecimentos, o que pode ocorrer é o aumento da produção para o mercado internacional, pois dificilmente as autoridades dos países onde ocorrem as produções poderiam aceitar condições contratuais que fogem às regras do mercado internacional.

Compreendem-se as apreensões dos japoneses, mas mesmo suas tradings são experientes suficientes e conhecem estes mercados. Estas notícias podem ter se originado de fontes técnicas que pensam na cooperação econômica e tecnológica, mas não devem estar habituadas às operações de mercado.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: