Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Crescentes Atenções Sobre a Índia

28 de outubro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Integração | Tags: , ,

O gritante desconhecimento dos latino-americanos sobre a Ásia, e vice-versa, faz com que nosso conceito sobre países como a Índia e também a China seja de países extremamente pobres e populosos. Mas as atenções sobre a Índia estão se atualizando, na medida em que se constata que ela vem registrando nos últimos 30 anos um crescimento médio impressionante de 6,3% ao ano, contando com uma classe média estimada em mais de 600 milhões de consumidores, enquanto no Brasil se conta com cerca de 40 milhões.

O BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento vem tentando suprir este desconhecimento, com elogiáveis iniciativas como a publicação de um Special Report on Integration and Trade, coordenado pelo brasileiro Maurício Mesquita Moreira, com o título “India: Latin America’s Next Big Thing?” Ele concedeu uma entrevista publicada hoje no jornal Valor Econômico.

graf_india

O gráfico apresentado mostra que o Brasil vinha crescendo mais que a Índia até 1979. Mas que, depois da década de 1980, a Índia vem crescendo, em média, mais do que o dobro do Brasil, com 6,3% ao ano. E vem acelerando sua performance, esperando-se que o mesmo ocorra por aqui.

Como conta com uma estrutura populacional mais jovem que a China, alguns analistas prevêem que a Índia poderá superá-la economicamente dentro de algumas décadas. E, por sua vez, a China poderá ter uma economia mais poderosa que a dos Estados Unidos.

Fazendo parte dos chamados BRIC – Brasil, Rússia, Índia e China, ou seja, países emergentes de grandes dimensões geográficas e populacionais, a Índia merece uma atenção especial da parte dos empresários brasileiros. Não como meramente importadora de matérias-primas, agrícolas ou minerais, mas como parceira de um intenso intercâmbio que implique em investimentos, indústrias e serviços, com a troca de conhecimentos científicos e tecnologias.

A Índia é uma potência atômica que conta com uma população superior a um bilhão de habitantes, e continua crescendo. Não dispõe de tantas terras aráveis como o Brasil, e a tecnologia agrícola hindu não está avançada suficientemente para manter um desenvolvimento sustentável. Ainda conta com segmentos pobres que necessitam de emprego, e vão continuar competindo conosco nos setores intensivos em mão-de-obra. Mas possuem muitas empresas multinacionais que atuam em diversos países no mundo, com elevada capacidade comercial. Contam, também, com muitos profissionais treinados no exterior, em renomadas universidades. Têm uma história milenar e uma cultura própria.

Possui uma longa tradição democrática, e enfrenta problemas religiosos e nas suas fronteiras internacionais, com muitas etnias diferentes. Juntando nossas qualidades, bem como nossas dificuldades, podemos desenvolver caminhos que permitam maior eficiência nas nossas economias emergentes, ao mesmo tempo em que aumentamos as nossas influências internacionais.

O nosso intercâmbio bilateral ainda é modesto, considerando as dimensões dos dois países.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: