Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Eleições Brasileiras e as Repercussões no Exterior

22 de outubro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais | Tags: , ,

As repercussões que a atual eleição brasileira provocam na imprensa internacional mostram a importância que o Brasil adquiriu no cenário mundial. Lamentavelmente, as campanhas que vêm sendo desenvolvidas não fazem justiça nem aos candidatos nem ao país, pois estão demasiadamente concentradas nos ataques pessoais e nos aspectos de menor importância.

Os eleitores estão mais interessados, bem como todos que se preocupam com o Brasil, com os grandes rumos que serão perseguidos pelo vencedor do pleito eleitoral nos próximos anos. Por se tratar de um país emergente com grande potencial, comprometido com o resto do mundo num processo de globalização, todos se mostram interessados como o eleito irá governar este vasto território e sua população.

Em que pesem os sistemas vigentes na China e na Índia, nota-se que eles possuem uma visão do futuro, sabendo onde pretendem chegar. E são nossos concorrentes diretos, conquistando uma participação crescente no cenário internacional. Todos reconhecem que o Brasil dispõe de mais recursos naturais, um povo disposto ao trabalho, miscigenado, com relacionamento pacífico com todos os países do mundo, podendo obter melhores padrões de vida para si e contribuir para a melhoria de muitos povos deste universo.

MAPA-MUNDI%202_jpg

Temos os naturais problemas de um país em desenvolvimento rápido, obstáculos que temos que transpor. Como faremos isto, com que recursos, com que estratégia? Qual é o sonho que perseguimos como nação, como nos relacionaremos com nossos vizinhos, com os nossos parceiros internacionais?

Parece que ainda estas e outras questões fundamentais não estão suficientemente esclarecidas. Muitos eleitores já tomaram as suas decisões, mas para que possamos contribuir galvanizados num programa, parece conveniente que estejamos convencidos dos rumos que vamos trilhar juntos.

Já realizamos muito, aproveitando os nossos recursos, tanto naturais como dos humanos que se miscigenaram neste país, servindo como um exemplo para o resto do mundo. Mas para continuar a evoluir, temos que realizar aperfeiçoamentos de grande profundidade, pois o resto do mundo não está paralisado. Pelo contrário, luta com todas as armas para conquistar seu espaço, que será parcialmente ocupado dos outros.

Como pretendemos consolidar nossas posições, melhorando a nossa educação, a nossa saúde, desenvolvendo nossas tecnologias, contribuindo para uma convivência mais inteligente, até com os que pensam de forma diferente das nossas?

Todos reconhecem que temos boas condições, mas vai exigir muito trabalho para que elas se tornem realidade, aglutinando o máximo das nossas forças. Os obstáculos são naturais, temos que identificá-los adequadamente, e estabelecer a estratégia mais conveniente para superá-los, estabelecendo as prioridades do que vamos resolver antes. Os recursos com que contamos são naturalmente limitados, mas de formas diferenciadas. Existem mecanismos para alavancar outros, gerar novos de forma mais eficiente. Para que todos estejam engajados nas futuras jornadas é preciso que se saiba o que eles pensam sobre os que pretendem ser nossos líderes.

Chega de perder tempo, vamos para os assuntos fundamentais.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: