Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Ensinamentos dos Maedas Para os Roqueiros

3 de outubro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Notícias | Tags: , ,

Muito interessante a notícias publicada no site de O Estado de S.Paulo, de autoria do jornalista Julio Maria, sobre um festival de roqueiros ecologistas em Itu, próximo à capital do Estado de São Paulo. Por alguns dias, uma multidão de apreciadores do rock, mas também respeitadores da ecologia, reúnem-se na fazenda da família Maeda, que empresta o local para uma espécie de Woodstock voltada à preservação do meio ambiente.

A família toma todos os cuidados para preservar a natureza, da forma que podem. Economizam o consumo de água, mantém um jardim oriental de qualidade, criam peixes no que se chama pesqueiro, e alugaram o imóvel para os promotores do evento. Mas os roqueiros são obrigados a se sujeitarem a alguns cuidados, como a limitação de uso de água para os banhos, o uso de copos de vidro para consumo de água como bebida, ao mesmo tempo em que usufruem de um local com cuidados ecológicos.

Fazenda Maeda_foto divulgação Roda d'água_foto de Deborah Dubner

Assim, além passarem alguns dias longos com apresentações de conjuntos de música de rock, contam com a oportunidade de conviver num ambiente conservacionista. Os Maedas, como pequenos produtores rurais, passaram por diversas fases, começando pelo plantio de batatas. Quando visitaram a Ásia aprenderam que era possível criar tilápia, uma espécie de peixe de água de rio, que se espalhou pelo mundo a partir do Egito, para explorar um pesqueiro, ao mesmo tempo em que construíram um jardim do estilo asiático.

Ao jornalista, o pai da família revelou que toma o cuidado de tomar o banho com uma chuveirada, e fecha a torneira enquanto se ensaboa, para voltar a completar o banho, com economia de água. Para o banho dos roqueiros, ele limitou a quantidade de água, e usa copos de vidro, pois entende que os de plásticos costumam ser atirados nos lixos, sendo de absorção difícil, sendo que os de vidro podem ser utilizados novamente mediante uma lavagem.

Este tipo de festival é conhecido por SWU, sigla em inglês que significa que tem um caráter sustentável. Os participantes contam na fazenda da família Maeda a conciliar o evento com um ambiente onde os proprietários dão um exemplo vivo do que pode ser feito em fazer da preservação do meio ambiente.

Uniu-se o útil ao agradável.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: