Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Governador de Tóquio Pretende Mudar Tsukiji

24 de outubro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Notícias | Tags: , ,

Tsukiji é o maior e mais famoso mercado de peixes do mundo, frequentado pelos profissionais do ramo japoneses e internacionais, fornecedores e compradores. Também se tornou uma das principais atrações de Tóquio, atraindo turistas de muitos países, notadamente de madrugada quando operam. Toda a sua redondeza é ocupada por estabelecimentos ligados ao mercado, como o comércio de todos os tipos de ingredientes usados por restaurantes que trabalham com frutos do mar. Instrumentos utilizados por profissionais, como facas, produzidos por renomados artesãos, e utensílios de cozinha profissional. E até bons sushi-ya, ou casas que trabalham com sushi e sashimi. Eles utilizam ingredientes frescos, até ainda vivos. As coisas mais exóticas ligadas a restaurantes podem ser encontradas na região, até os mais inusitados e provenientes de todo o mundo. Uma cuidadosa visita a Tsukiji permite conhecer a rica variedade de produtos disponíveis para os profissionais de cozinha, com alguns preços de assustar os leigos.

E o espaço disponível nos seus arredores é insuficiente para toda a movimentação que o mercado provoca. Fica localizado próximo do conhecido bairro de Ginza, perto do centro de Tóquio, desde a época em que a localidade era adequada para este tipo de comércio. Há muito tempo discute-se a sua relocalização para um espaço mais amplo e conveniente, pois é destinado ao comércio atacadista, mas estes projetos acabam levantando movimentos contrários.

mapa

O jornalista Takehiro Fukada, do Japan Times, publica uma matéria detalhada sobre a discussão que se trava no Japão com a decisão do governador de Tóquio, o polêmico Shintaro Ishihara, pela mudança de Tsukiji para Toyosu, mais próximo á baía de Tóquio. A oposição está centrada no Partido Democrata do Japão, que detém a maioria na Assembleia de Tóquio. Um dos mais fortes argumentos contrários é que o novo local escolhido, Toyosu, apresenta problemas de contaminação do solo, que teria que ser resolvido por técnicas avançadas, que implicariam em custos elevados. Mas qualquer alternativa no Japão geraria polêmicas idênticas, pois não poderia ficar muito longe da grande maioria dos restaurantes de Tóquio, ainda que a logística para este tipo de comércio tenha melhorado.

Os interesses envolvidos são muitos e complexos, e nenhuma solução atenderia a todos. Tóquio continua uma metrópole dinâmica em constante evolução, com grandes empreendimentos imobiliários aproveitando zonas que entram em deterioração. Antigos depósitos de lixos foram transformados em ilhas na baía de Tóquio, criando novos bairros, comerciais e residenciais.

Certamente, Tsukiji passará por algo semelhante, pois até a estação de Tóquio, construída pelos ingleses e que resistiu aos bombardeios da Segunda Guerra Mundial, está ganhando um novo andar, suspendendo-se toda a sua ampla construção, ao mesmo tempo em que conta com muitos andares de linhas de metrô nos seus subterrâneos, bem como o shinkansen (trem rápidos) para muitos destinos saindo da Capital, num andar superior.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: