Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Italianos dão Importância ao Conhecimento da Cultura Chinesa

4 de outubro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura | Tags: , , | 2 Comentários »

O reitor da Universidade de Veneza Ca’ Foscari, Carlo Carraro, reconheceu a importância da cultura chinesa numa entrevista dada ao jornal chinês Xinhua, como noticiou o Daily China. Desde 1868, quando esta universidade foi fundada, vem dando grande importância ao estudo da cultura chinesa. Para fazer negócios com os países do Extremo Oriente, é importante estudar suas culturas.

Carlo Carraro enfatizou que o recentemente lançado Ano da Cultura Chinesa na Itália é uma preciosa oportunidade para mais italianos adquirirem conhecimentos da cultura daquele país. Isto compreende uma grande exposição da arte chinesa, muitos workshops sobre a literatura e a economia, divulgando o conhecimento e o amor por aquela cultura, organizado com a ajuda do Confucius Institutes.

Carlo Carraro Confúcio ensinando, retratado por Wu Daozi, Dinastia Tang

Os venetos possuem uma histórica tradição de intercâmbio com a China, que começou no século XIII com Marco Polo, que nasceu na cidade de Veneza. Mais de 1.500 estudantes estudam a língua chinesa no seu Departamento de Estudos do Extremo Oriente, número que aumenta de 5 a 10% por ano.

Estudar mandarim é o primeiro passo para conhecer a complexa e fascinante cultura chinesa, e entender para poder trabalhar com a China, segundo o reitor. Entender culturas diferentes é natural e mais adequado, o que é facilitado pela tecnologia, comunicação e intercâmbios entre universidades de ambos os países.

Carlo Carraro é também professor de Economia do Meio Ambiente, e participou recentemente de um workshop entre universidades sobre o assunto, em Xangai. Instituições italianas e chinesas estão trabalhando na tecnologia verde, principalmente para casas sustentáveis. Um novo projeto sobre as mudanças climáticas no litoral chinês está sendo lançado como parte do acordo existente entre os dois países desde 2004.

Segundo o reitor, foi um prazer muito grande ver ex-alunos da universidade italiana trabalhando ao lado dos chineses em várias áreas, como se fossem a sua segunda pátria.


2 Comentários para “Italianos dão Importância ao Conhecimento da Cultura Chinesa”

  1. Rosangela Cararo Guizardi
    1  escreveu às 19:24 em 25 de março de 2016:

    A cultura chinesa é uma das mais sábia, a China é um dos países mais lindo do mundo tenho paixão em conhecer. Sou professora não tenho condições financeiras.

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 21:19 em 25 de março de 2016:

    Cara Rosangela Cararo Guizardi,

    Realmente, a China tem muitos atrativos, valendo a pena conhece-la. Mas, como todos os países também tem seus problemas. Eles estão procurando divulgar mais utilizando o Instituto Confúcio, até com bolsas naquele país.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: