Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Notícias e Curiosidades do Japão

25 de outubro de 2010
Por: Naomi Doy | Seção: Notícias | Tags: ,

A televisão oficial japonesa NHK divulgou as seguintes notícias que constituem curiosidades:

Sininhos para afastar ursos – Turistas que vão às regiões montanhosas apreciar as cores do outono estão notando que a venda de “sininhos” para afugentar ursos estão em alta, vendendo-se quase o dobro do que no outono de anos anteriores. São sininhos para pendurar nas mochilas ou no cinto, cujo barulho assusta e afugenta ursos. Jornais e TVs alertam para o aumento de ataques de ursos nas áreas rurais, nesta época em que japoneses apreciam excursionar pelas montanhas. Lojas de conveniências de alguns locais não estão dando conta do estoque de sininhos.

Chuvas em Amami-Ôshima – Chuvas torrenciais têm castigado o sul de Kyushû, mais duramente a Ilha de Amami-Ôshima, causando desmoronamentos e inundações que desabrigaram centenas de pessoas. A NHK informa que o mar de coral de Amami foi coberto pela lama que as águas da chuva levaram mais de 100 metros mar adentro. Corais necessitam de muita claridade e luz solar para se desenvolver e sobreviver. Mergulhadores constataram que lama e areia, de 10 a 20 centímetros de espessura, cobriram os corais. Teme-se pela integridade dos mesmos.

A noção de furusato/satoyama – Furusato/satoyama (torrão natal) são palavras que trazem à memória a imagem nostálgica da proximidade do homem com a natureza. A topologia peculiar do Japão, aliada à herança agrocultural, proporcionou uma coexistência equilibrada entre homem e natureza que muito contribuiu para que o nível da biodiversidade tivesse sido protegido. Autoridades japonesas querem aproveitar essa herança cultural e promover o que eles denominaram Iniciativa Satoyama, durante o COP10 em Nagóia. A NHK pretende acompanhar o papel desta iniciativa, e como ela poderá ser usada, até internacionalmente, para promover a biodiversidade.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: