Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

O Máximo da Experiência de um Jantar no Japão

19 de outubro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Livros e Filmes | Tags: , , ,

kitcho A indiscutível qualidade da culinária kaiseki, que evoluiu das cerimônias de chá da antiga capital japonesa Quioto, tinha como referência a cadeia de estabelecimentos do grupo Kitcho. Há alguns anos, um dos locais administrados pelos familiares dos proprietários passou por um escândalo que abalou o seu prestígio. Alguns dos seus produtos comercializados fora dos restaurantes estavam com a validade vencida.

Agora, talvez até para superar a crise que os afetou, o chef Kunio Tokuoka, da terceira geração da família, editou o livro traduzido para o inglês pela tradicional editora Kodansha International, com o título “Kitcho: Japan’s Ultimate Dining Experience”, que mereceu um comentário de Jonathan Hayes no The New York Times.

Visitamos o principal estabelecimento do Kitcho, localizado em Quioto, na companhia de Johnny Saad e senhora, do Grupo Bandeirantes de Comunicação, acompanhados de minha esposa, e todos adoraram o estabelecimento e sua culinária. Saímos deslumbrados, admirando as milhares de cerejeiras em flor de Quioto. Johnny resolveu plantar as mesmas espécies de cerejeiras na sua fazenda de São Luís do Paraitinga. O crítico Arnaldo Lorençato, da Veja São Paulo, também visitou a mesma casa e foi atendido pelo chef Tokuoka e fez as suas críticas entusiásticas. Fomos atendidos pela irmã do atual chef, que ficou nos orientando durante toda a refeição numa refinada e tradicional sala japonesa, de onde podíamos apreciar, pela janela, a florada de sakurá.

Na culinária do Kitcho, tudo é apresentado com a maior elegância, começando pela reserva que é normalmente obtida por um frequentador assíduo, consultando-se as preferências e não-preferências dos clientes, nível de conhecimento da culinária japonesa etc. A sequência dos pratos é cuidadosa e adequada, para a apreciação de tudo que é apresentado. A cerâmica, os arranjos com refinados design, os acompanhamentos, as bebidas, toda a cerimônia que vai dos lugares ocupados pelos comensais, os anfitriões e convidados, as vistas privilegiadas da combinação do interior com o exterior.

Algo surpreendente aconteceu conosco num jantar, em petit comité, na casa de um amigo anfitrião. Havia um convidado especial vindo do Japão, conhecido gourmet que ficou curioso com o paladar dos pratos apresentados. Afirmou: “estranho, mas estes pratos têm o sabor do Kitcho”. Na cozinha, estava um chef que tinha trabalhado num dos restaurantes do grupo no Japão há muitos anos.

O crítico do The New York Times registrou: “exclusive, refined, and exotic, almost something dreamed rather than lived” (tradução livre: exclusivo, refinado e exótico, quase algo sonhado em vez de vivido), com o que temos que concordar. Já encomendei um exemplar deste livro citado.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: