Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Petrobras Fornece Etanol Para a Toyota Tsusho

30 de outubro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Notícias | Tags: , , | 2 Comentários »

O jornal econômico japonês Nikkei anunciou que a Petrobras – Petróleo Brasileiro S.A. assinou o primeiro contrato de fornecimento de etanol em longo prazo, em quantidade expressiva, com a Toyota Tsusho Corporation, empresa japonesa de trading que opera globalmente. Segundo a notícia, o contrato é de US$ 820 milhões, e envolve o fornecimento de 143 mil metros cúbicos anuais de etanol, que será utilizado numa planta de polímero termoplástico, instalado em Taiwan.

A possibilidade da alcoolquímica já vinha sendo apresentada pelo Brasil aos japoneses desde 1985, quando o Pavilhão Brasileiro na Expo Tsukuba tinha a tecnologia do álcool como tema, hoje mais conhecido como etanol, tanto para utilização como combustível como matéria-prima para a indústria química. No Brasil, a Braskem vem utilizando o etanol para a produção de plásticos que, além de ter origem vegetal, apresenta a possibilidade de produzir plásticos biodegradáveis e, portanto, amiga do meio ambiente.

petrobras Toyota_susho

O mercado de etanol e açúcar apresenta uma grande variação, mesmo dentro de um ano, por serem commodities negociadas no mercado internacional. Os japoneses necessitavam de uma organização capaz de fornecer, continuamente, por um longo período e encontraram na Petrobras uma instituição que poderia oferecer esta garantia, dificilmente possível para uma empresa privada, no momento.

Como a Petrobras opera amplamente no mercado de etanol, até por que a gasolina brasileira conta com apreciável percentual desta matéria-prima, pode assegurar o fornecimento a longo prazo. Conta, tanto com uma estrutura no Brasil para adquirir volumes apreciáveis deste produto como um sistema logístico para o seu transporte das zonas de produção até os portos, utilizando até alcooldutos, como está plenamente aparelhada para transportar para qualquer parte do globo terrestre em navios tanques de grande porte.

Como os japoneses, também, estão misturando etanol, num percentual baixo, em sua gasolina, o consumo deles apresenta uma perspectiva crescente. Na medida em que passa a ser utilizado na alcoolquímica, soma-se agora ao que era fornecido para a indústria de bebidas. Evidentemente, todos eles são etanóis, mas de especificações diferentes.

Este contrato pioneiro vai ampliando as perspectivas do etanol, principalmente o extraído da cana, ser utilizado mais amplamente para diversas finalidades em todo o mundo, que persegue alternativas ao petróleo, por ser menos poluente, contribuindo para o desenvolvimento sustentável.


2 Comentários para “Petrobras Fornece Etanol Para a Toyota Tsusho”

  1. Tweets that mention Petrobras Fornece Etanol Para a Toyota Tsusho » Asia comentada -- Topsy.com
    1  escreveu às 00:45 em 31 de outubro de 2010:

    […] This post was mentioned on Twitter by Mundo da Cana, Paulo Yokota. Paulo Yokota said: Petrobras Fornece Etanol Para a Toyota Tsusho http://goo.gl/fb/oHlsJ […]

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 01:56 em 31 de outubro de 2010:

    Obrigado pelo registro.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: