Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Sucessão Chinesa Sem Nenhuma Surpresa

18 de outubro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Notícias | Tags: , ,

Há quase uma unanimidade na imprensa mundial, inclusive do jornal governamental chinês Xinhua e do maior jornal daquele país, o China Daily, que a Quinta Plenária do 17º Comitê Central do Partido Comunista Chinês aprovando as diretrizes do próximo plano quinquenal para 2011 a 2015, e anunciando a promoção do vice-presidente Xi Jinping para vice-chairman da Comissão Militar Central, consagrou o próximo dirigente máximo da China.

Ele era considerado favorito, e na política chinesa dificilmente há surpresas. Deverá ser o próximo secretário-geral do Partido e presidente no lugar de Hu Jintao. É considerado o seguidor da Visão Científica do Desenvolvimento, que começou com Deng Xiaoping, e deve contar com as condições para executar as reformas necessárias para a continuidade do crescimento da China.

Xi_Jinping

Xi Jinping, futuro secretário-geral do partido e presidente da China

Tudo indica que, com as decisões tomadas, eventuais resistências às orientações de Hu Jintao existentes dentro da China foram contornadas. O comunicado divulgado pelos chineses informa que as dificuldades da crise internacional, bem como as adversidades da natureza, foram superadas. O sistema de segurança social chinês será melhorado, e haverá maior participação da renda pessoal na distribuição da renda nacional, ou seja, as poupanças das empresas estatais ou privadas serão reduzidas. Isto significa que o mercado interno será utilizado para continuar estimulando a economia daquele país, pois esperam uma economia mundial com pouco crescimento.

Num documento separado, o Conselho de Estado informa que alguns novos segmentos estratégicos devem contar com 8% do GDP em 2015 e 15% em 2020. Eles incluem nestes setores a economia de energia, o meio ambiente, a tecnologia da informação, a biotecnologia, a produção de equipamentos para alta tecnologia, novas energias, novos materiais e veículos movidos com novas energias, mostrando que perseguem uma economia de ponta. O plano completo será divulgado até o início da futura legislatura chinesa no começo do próximo ano.

Xi Jinping tem a rara formação de engenheiro químico e pós-graduação em ciências sociais e direito, sendo filho de um destacado líder guerrilheiro, com importante participação nas administrações regionais. Foi quem comandou os Jogos Olímpicos de Beijing. Com apenas 57 anos de idade, ele deve ser considerado um político e administrador consagrado, que já ocupava o cargo de vice-presidente.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: