Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Notícias do Japão: Akatombo, Kabuki-za, Kurosawa

2 de novembro de 2010
Por: Naomi Doy | Seção: Cultura | Tags: , , ,

Akatombo (libélula vermelha) em extinção?

libélula vermelha_por Reginaldo Okada A emissora NHK informa que pesquisadores nas províncias de Ishikawa e Fukui vêm constatando a presença cada vez mais rara de libélulas da espécie akiakane, o clássico e popular akatombo – tão arraigado no folclore japonês, cantado em versos e canções, ou desenhado em pinturas de todas as categorias. O akatombo põe ovos no suiden, campos irrigados de arroz, logo após a colheita, no outono. Revoada de akatombos sempre foi característica outonal nas zonas rurais junto aos tambos (arrozais). Em muitas localidades, logo após a colheita, tambos vêm sendo aproveitados para outras culturas; ou o arroz sendo substituído por plantações diversificadas, diminuindo as áreas para a reprodução de libélulas. Além disso, libélulas de espécies maiores e mais agressivas estão invadindo os tambos, espantando akatombos. Dano maior, porém, parece estar sendo causado por novos tipos de defensivos agrícolas, justamente os desenvolvidos a partir de pesquisas para proteger a biodiversidade, mas para os quais libélulas vermelhas parecem vulneráveis.

Akatombo sempre foi símbolo da chegada do outono no Japão. Para muitos japoneses saudosistas, o seu desaparecimento significaria também uma parte do outono que se esvai inexoravelmente.

Encontrado guião (enredo) de filme inédito de Kurosawa

Akira Kurosawa Pesquisador da Universidade de Tóquio achou o enredo manuscrito, com anotações detalhadas de Akira Kurosawa, de há mais de 60 anos – de um filme que não chegou a ser editado.

Kan-oke-maru no hitobito – “A tripulação do Kan-oke-maru” relata um incidente dentro de um navio, com lutas entre marinheiros e oficiais, em meio a brumas sombrias, tendo o mar como palco. Através do enredo, notam-se características marcantes do diretor, como as cenas de ação, relacionamento humano, e ambiente brumoso. Especialistas em Kurosawa sabiam da existência deste filme inacabado, mas pouco se sabia dele. A descoberta deste guião traz agora a certeza de que, tivesse sido terminado a contento, este filme talvez pudesse constar também como uma grande obra da cinematografia.

Lançada a construção do novo Teatro Kabuki

kabuki-za-1907-1911 naibu gaikan

Foto 1: O Teatro em 1907-1911. Fotos 2 e 3: Projetos de reconstrução (Fonte: site kabuki)

Cerimônia de lançamento da construção do novo teatro Kabuki foi realizada no local do antigo teatro, no centro de Tóquio. Segundo a NHK, uma centena de pessoas, entre elas alguns famosos atores de Kabuki, assistiu à cerimônia. O Kabuki-za, grande teatro de Kabuki, fechado em abril deste ano, foi demolido para reconstrução. Localizado em Ginza, era conhecido por sua suntuosa fachada, em estilo Momoyama. O teatro original, de 1889, foi destruído pelo terremoto de 1923. Reconstruído, sofreu bombardeios em 1945, e fora reinaugurado em 1954.

O novo complexo, de 29 andares, irá abrigar, além do teatro, escritórios comerciais, e procurará reproduzir o estilo da antiga construção. Peças originais de metal, conservadas da demolição, serão reaproveitadas, e cedros japoneses da mais alta qualidade comporão o palco do novo teatro. Kanzaburo Nakamura, de tradicional linhagem de atores Kabuki, declarou-se comovido com a expectativa da abertura do novo Kabuki, prevista para a primavera de 2013.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: