Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Adoçante Natural Estévia com Consumo Crescente

14 de dezembro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Tecnologia | Tags: , , , | 10 Comentários »

Todos sabem que os brasileiros herdaram dos portugueses e dos árabes os costumes de consumir produtos extremamente doces, com o uso abundante do açúcar e do mel. Quando os seres humanos não enfrentavam graves problemas de diabetes e efetuavam grandes esforços físicos, os consumos destes produtos podiam ser exagerados, ainda que muito calóricos. Agora, muito deste açúcar foi substituído por produtos químicos, quando se dispõe de uma boa alternativa natural, que é a estévia, mais conhecida pela denominação tradicional stévia.

Um extenso artigo publicado no Valor Econômico, de autoria de Fabiana Batista, dá conta de pesquisas adicionais para melhorar a qualidade deste produto, deixando o certo gosto amargo do qual alguns consumidores se queixam. O fato concreto é que este produto é largamente consumido na Ásia, principalmente nos produtos industriais como sorvetes, pois são de transporte fácil, e são muito mais poderosos que o açúcar na sua capacidade de adocicar o que quer se deseje.

Airton Goto

O pesquisador Airton Goto mostra como extrair o doce da estévia

Muitos utilizam estes produtos de origem natural até para adoçar um cafezinho ou um suco natural, pois são fáceis de serem diluídos, sendo apresentadas embalagens para o seu uso em maior quantidade na cozinha. Acredita-se que muitos produtos químicos acabam sobrecarregando o corpo humano, sendo menos saudáveis que os de origem vegetal.

Como a estévia é de fácil manipulação, sendo largamente consumido no exterior, ela apresenta uma grande possibilidade de mercado, sendo difícil se compreender por que não abocanha maior parcela desta demanda de adoçantes.

O mercado de produtos naturais apresenta um crescimento superior a da média e tudo leva a crer que também este produto acabará sofrendo o mesmo efeito. Como a demanda externa é vigorosa, mesmo no mercado interno o fenômeno poderá se repetir.

Até agora, tudo indica, ainda existe uma divulgação e publicidade ainda baixa, mas que já começa a ser disseminada nos meios profissionais, sempre a procura de produtos mais adequados à saúde humana.


10 Comentários para “Adoçante Natural Estévia com Consumo Crescente”

  1. Alyson do Rosário Junior
    1  escreveu às 18:07 em 29 de julho de 2011:

    Excelente artigo! Eu sou usuário de stévia faz uns 10 anos, por sugestão de uma médica amiga, e não gosto de usar outros adoçantes, pois a maioria possui ciclamatos e outros sais, bem como existem suspeitas de efeito carcinogênico sobre alguns adoçantes artificiais. Infelizmente, quando carrego meu frasco de stévia e uso na rua, as pessoas ficam surpresas e perguntam do que se trata. A esmagadora maioria da população só conhece os “ZeroCal” da vida, sobretudo os mais pobres, e o comércio de bares e restaurantes só oferecem os mais baratos!

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 20:32 em 29 de julho de 2011:

    Caro Alyson do Rosário Junior,

    Obrigado pelos comentários. Acredito que os produtos derivados de vegetais são melhores que os desenvolvidos quimicamente.

    Paulo Yokota

  3. Andreia Bonato
    3  escreveu às 20:36 em 18 de janeiro de 2012:

    Paulo, eu tenho stevia plantada em casa. As folhas realmente são doces… maravilhosas. Como faço para extrair o doce delas e usar na cozinha? Ou nao tem como fazer isso de forma caseira. Um abraço, andreia

  4. Paulo Yokota
    4  escreveu às 14:42 em 19 de janeiro de 2012:

    Cara Andreia Bonato,

    Muito obrigado pelo uso do site. Infelizmente, não tenho este conhecimento solicitado. Vou procurar saber se existe uma tecnica caseira para tanto.

    Paulo Yokota

  5. gilvan
    5  escreveu às 16:19 em 20 de novembro de 2012:

    Ola Paulo, eu gostaria de saber se tem como extrair o doce desta maravilhosa planta em casa.

  6. Paulo Yokota
    6  escreveu às 21:04 em 20 de novembro de 2012:

    Caro Gilvan,

    Não tenho este conhecimento, mas acho que a própria folha pode ser utilizado como adoçante.

    Paulo Yokota

  7. Plácido Loiola Sarmento
    7  escreveu às 16:39 em 15 de janeiro de 2013:

    Quero ser o maior representante da maior empresa do adoçante Stévia no nosso Globo terrestre. Assim como fiz um Site sobre o Sal da Terra que todos sabém que o sal é o melhor componente de um tempero. Sendo assim também o melhor representante do melhor adoçante do nosso universo. Porque toda vida me preocupei e preocupo em um alimento de boa qualidade para a Saúde Humana, porque amo todas as pessoas.

  8. Paulo Yokota
    8  escreveu às 16:58 em 15 de janeiro de 2013:

    Caro Plácido Loiola Sarmento,

    Agradeço o uso do site, bem como a sua pretensão positiva. Só me preocupo com o excesso do consumo do sal, que vem afetando demais a saude das pessoas.

    Paulo Yokota

  9. Plácido Loiola Sarmento
    9  escreveu às 16:47 em 15 de janeiro de 2013:

    Quero o endereço completo da maior empresa do adoçante Stévia. Pois sou um usuárrio assíduo do produto e quero que a maioria da população usa esse produto de melhor qualidade.

  10. Paulo Yokota
    10  escreveu às 16:57 em 15 de janeiro de 2013:

    Caro Plácido Loiola Sarmento,

    Pelo que V. já conseguiu, acredito esteja credenciado para fazer a pesquisa para localizar os grandes produtores. Este site não tem com objetivo este tipo de informação comercial.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: