Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Brasileiro que Mora no Japão, Saudades no Natal

14 de dezembro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura | Tags: , , , | 2 Comentários »

A título de uma crônica e solidariedade. Aos brasileiros nascidos num país tropical, abençoado por Deus. Nos tempos de inverno, eles sentem mais saudades do Brasil. A falta dos seus entes queridos. Quando estão sob invernos rigorosos suas lembranças se voltam aos dias felizes. Nem eram tão conscientes.

images arvores neve

Quando amanhece somente pelo meio da manhã, começa escurecer no fim da tarde, na alma uma nostalgia das bênçãos dos trópicos. Muitos habituados em regiões frias sentem a falta de um bom inverno com neves. Mas não é a mesma saudade intensa das alegrias humanas, agravada pelo frio. Um quê de solidão, a falta de uma parte de nós mesmo.

Coisa mais estranha, o Natal no Japão. Um dia normal como outros, com um pouco de enfeites nas lojas, um ar comercial. Talvez um jantar reunindo amigos, mas sem o clima necessário. Falta a expectativa das vésperas, do corre-corre dos países de tradição cristã. Ainda que se tenha esquecido a verdadeira razão da data. Só resta a exploração comercial, as trocas de presentes. Agradecimentos pelos favores. Falta a espontaneidade.

Nada de preparar uma árvore de Natal, um presépio. Enfeites pela casa até com lembranças que não são tropicais. Com flocos de algodão imitando neves, com pinheiros não brasileiros. Mas faz parte da tradição.

Imaginar um Papai Noel com o seu trenó, com alguém fantasiado de vermelho. Um saco nas costas para alegrar as crianças, inocentes. Uma canção natalina, um calor de horas felizes com amigos. Até com alguns calores etílicos.

Jornada normal num escritório impessoal, nipônico. O Natal só começa quando o expediente acaba. Uma despedida com um Feliz Natal formal para os colegas. Sente-se um nó no coração, a falta de algo. Talvez um pequeno encontro com familiares.

Que saudades do Brasil. Suas limitações são nadas. Quisera sentir um abraço amigo, desinteressado. O calor dos trópicos, humano, espontâneo. Sem precisar se embebedar para se libertar dos formalismos, das armaduras.

Isto, mais humano, com alegria de viver. Mesmo pobres, sem orgulhos. Simples. Porque não abraçar, beijar nas faces. Não há malícia, mas amizade. Contato de pele com pele, inocente. Tudo terminal em carnaval, alegria saltitante. Outros preferem o aconchego de uma igreja. Uma pausa para meditar sobre a doação.

Somos humanos… Com nossas falhas…

Um sincero Feliz Natal a todos…


2 Comentários para “Brasileiro que Mora no Japão, Saudades no Natal”

  1. Erika
    1  escreveu às 00:01 em 22 de dezembro de 2011:

    Prezado sr. Paulo Yokota,
    Acompanho sempre as informações do Asia Comentada e gostaria de parabenizá-lo pelo trabalho.
    Vivo no Japão há 19 anos e sinceramente senti um certo vazio ao ler a postagem acima pois retrata a realidade de muitos estrangeiros (não só brasileiros pois hoje no Japão existem muitos peruanos, colombianos, chineses, filipinos entre outras raças que vêm como Dekasseguis).
    O sr. conseguiu expressar em poucas palavras um pouco dos costumes japonêses.
    O Japão realmente é um país com muitas formalidades e por vezes nós que já vivemos no Brasil (países ocidentais em geral) nos sentimos dentro de armaduras, mas estando aqui e temos que entender que esses costumes não significariam respeito perante a sociedade? Já convivi com japoneses e dentro de suas casas no dia a dia, embora a educação seja bem mais rigorosa que no Brasil, existe o calor humano.
    Não existe a festa como no Brasil pois o povo japonês é bem mais reservado por natureza, mas pergunto? mesmo no Brasil os cristãos realmente comemoram o Natal pois é data comemorativa do nascimento de Cristo? ou dão mais importância ao Papai Noel?…
    Bem, como diziam quando morava no Brasil, política e religião não se discute.
    As famílias unidas por laços afetivos se amam mesmo à distância, mesmo que o abraço afetuoso tenha que ficar para um outro dia!
    Vivo aqui com minha filha, sinto muita, muita falta dos meus familiares que estão no Brasil, mas nunca em momento algum me senti só pois sei que nem o tempo e a distância fizeram com que esse laço se desfizesse…amo a todos!
    Desejo ao sr. e a todos da equipe do Asia Comentada um Feliz Natal e os votos de um Ano Novo repleto de realizações! … o trivial…mas sincero.
    Deixo também uma mensagem que achei na net.

    “FELIZ NATAL
    Pra vocês, Amigos,
    Que fizeram do sol seu guia,
    De cada manhã um lindo dia
    De cada noite uma canção!

    FELIZ NATAL
    Pra vocês, que fizeram da Estrela D`alva
    Seus caminhos:
    Deram comida aos passarinhos
    E repartiram com o homem seu pão!

    FELIZ NATAL
    Pra vocês, que tiveram um gesto amigo:
    Um papo, um alento e deram abrigo
    E estenderam suas mãos!

    FELIZ NATAL
    Pra vocês, que fizeram da dor a esperança;
    Que fizeram sorrir uma criança
    E que amaram de coração!

    FELIZ NATAL
    Pra vocês, que viveram a pobreza a fundo
    Nas manjedouras do mundo
    E não deixaram o tempo ir em vão!

    FELIZ NATAL
    Pra vocês, que são amigos, e pra vocês,
    que ao inimigo presentearam com
    Seu perdão!

    FELIZ NATAL
    Pra vocês, Amigos que sentem!
    Pra vocês, Amigos que são Gente!”

    Um grande abraço

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 08:16 em 22 de dezembro de 2011:

    Cara Erika,

    Muito obrigado pelos seus comentários muito pertinentes. Realmente, mesmo nos países chamados cristãos, o Natal está ficando, cada vez mais, um evento comercial, lamentavelmente. Mas, como o final do ano, deve ser um momento de reflexão. Com os meios eletrônicos hoje disponíveis, como o Skype, mesmo os familiares que estejam distantes e por muito tempo podem ter alguns momentos de confraternização, princpalmente quando todos estão abalados emocionalmente com os problemas universais.
    Aprovei a integra de sua colaboração, e com um forte abraço a todos os seus, e um 2012 melhor do que este ano.
    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: