Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Exército de Terracota em Xian

6 de dezembro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura | Tags: , , , | 2 Comentários »

Existem muitas maravilhas em todo o mundo, mas uma dos mais impressionantes e que está sendo conhecida pelos principais museus dos mais importantes países é o Exército de Terracota em Xian, a antiga capital da China. Tivemos a oportunidade de visitá-la há décadas, quando tinha que se percorrer mais de 2.000 quilômetros de trem pelo interior daquele país, quando esta cidade ainda não contava com um suporte turístico de elevada qualidade, e as escavações ainda estavam nas suas fases iniciais.

Nenhum superlativo consegue descrever este importante acervo, que compreende 1.974 peças em tamanho natural dos soldados, cada um com uma fisionomia diferente, que foi construído pelo Imperador Qin Shihuang (259 a 210 Ac), para acompanhá-lo na sua viagem depois de sua morte. Há uma fenomenal carruagem de cobre, de beleza indescritível, em tamanho um pouco menor do que seria normal. Algumas destas peças já foram expostas nas grandes capitais mundiais, inclusive em São Paulo, mas como exigem cuidados especiais, nada se compara com a observação de todo o conjunto.

John Man Frances Wood First Emperor

Há uma lenda que todos que trabalharam na feitura deste Exército foram executados para que a sua localidade permanecesse secreta, pois seria alvo de assaltos deste grande tesouro. Foi localizada por escavações geológicas, que inicialmente davam idéia de um grupo de terracotas. Mas, na medida em que todo o trabalho, que levou décadas, acabou se completando, o conjunto dá uma idéia de sua grandiosidade.

Estes livros que ilustram esta matéria são somente os mais destacados em língua inglesa. Muitos outros em vários idiomas existem, mostrando o reconhecimento mundial da importância deste Exército, que passou a ser objeto de visitantes, aproximando-se à longa Muralha da China.

Além das grandes cidades chinesas e seus palácios, como a Cidade Proibida de Beijing, existem milhares de monumentos grandiosos que dão uma idéia do patrimônio cultural acumulado ao longo de sua história, ainda que alguns tenham sido destruídos barbaramente pela Revolução Cultural, uma das páginas mais negras da história da humanidade.

Xian era a capital onde começava a Rota da Seda que ligava a China à Europa pelo interior, uma das mais importantes para o intercâmbio com a Ásia. Mas também a Rota do Chá e do Cavalo que, pelos tortuosos caminhos que superavam cadeias como as do Himalaia, também são alternativas para se chegar ao Mediterrâneo, passando pela Pérsia. Em todos estes lugares existe uma profusão de monumentos, muitos bem preservados por mais de um milênio.

Tudo isto nos dá a humildade para reconhecer que a velha Europa e a sua civilização é muito recente quando comparada com a Ásia, e as Américas são crianças diante de respeitáveis e idosos sábios.


2 Comentários para “Exército de Terracota em Xian”

  1. salete
    1  escreveu às 16:44 em 16 de agosto de 2012:

    Maravilhoso.
    Um pouco louco, mas deixou algo grandioso…

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 21:51 em 16 de agosto de 2012:

    Cara Salete,

    Vendo o conjunto, principalmente uma carruagem em cobre junto com o exército de terracota, é seguramente uma das maravilhas do mundo.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: