Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Interesses Chineses em Informações Sobre o Brasil

8 de dezembro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Intercâmbios | Tags: , | 2 Comentários »

Ainda que existam muitas informações errôneas sobre a China no Brasil, também os chineses não possuem muitas informações sobre os países da América do Sul. Muitos acreditam que o jornal China Daily só divulga informações parciais sobre os problemas chineses, e podem ficar surpresos quando examinam alguns artigos críticos sobre o que lá ocorre como a poluição. Ou quando se noticia sobre a concessão do Prêmio Nobel da Paz ao dissidente Liu Xiaobo, e o comparecimento de muitos países à cerimônia, apesar do apelo em contrário da China.

Não é preciso concordar com tudo que afirmam, mas que existem muitas informações interessantes sobre a China ninguém pode contestar. Como o que os leitores podem encontrar no que se refere a multimídia, Eye on China, Brazil no www.chinadaily.com.cn/, que relata a viagem de um seu repórter ao Estado de Tocantins, que estabeleceu um contacto com aquele país, que também consta de um vídeo em inglês.

cidade_palmas palmas palmas260706_420

Fotos de Palmas, capital de Tocatins

O repórter D.J.Clark relata que veio ao outro lado do mundo, chegando via Paris, Rio de Janeiro e Recife, onde utilizou um veículo para chegar a Tocantins, certamente um roteiro complicado se feito por rodovia, filmando o que se encontra no vídeo. No caminho encontrou uma série de pequenas cidades e vilas, um conhecimento importante para todos quando desejam conhecer a realidade de um país. Ele fez uma pesquisa sobre o intercâmbio da China com Tocantins antes da viagem.

Segundo ele, o mundo caminha para uma crise, mas a China pode adquirir grande quantidade de cereais e rações do Brasil e de Tocantins. Mas ele não só deseja o benefício da China, mas que os chineses tragam investimentos para Tocantins, onde uma autoridade local visitou até a Ásia para fazer contatos. Deve disputar com outros grupos internacionais que estão fazendo algo semelhante. A China está, segundo ele, redescobrindo o mundo, mas é preciso que as autoridades brasileiras tomem muito cuidado com esta invasão estrangeira.

Deixando Palmas, a capital de Tocantins, ele foi ao parque de Jalapão, tanto por ser muito grande como por ter sido recomendado por muitos. Ele encontrou uma série de quedas d’água, o que é escasso na China, e ele considera um grande atrativo turístico, como nós concordamos.

Ele perguntou a muitos brasileiros o que eles conheciam da China e ficou surpreso ao saber que muitos se recordavam do que foi feito nas Olimpíadas, com todos os festejos que foram transmitidos pela TV. Realmente, existe uma grande lacuna de conhecimentos recíprocos entre estes dois grandes países, que precisam ser preenchidos com esforços enormes. Certamente, o repórter deve ter sentido o que um brasileiro sentiria visitando o deserto de Gibi, onde encontraria muito menos água.

Os brasileiros precisam valorizar mais as áreas agriculturáveis que possuem, as florestas e seus rios, pois não são fatores que podem ser encontrados em países que estão se desenvolvimento rapidamente como a China e se tornou um país enfocado por todos no mundo.


2 Comentários para “Interesses Chineses em Informações Sobre o Brasil”

  1. Interesses Chineses em Informações Sobre o Brasil » Asia comentada | Info Brasil
    1  escreveu às 21:18 em 8 de dezembro de 2010:

    […] here: Interesses Chineses em Informações Sobre o Brasil » Asia comentada Tweet This […]

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 21:54 em 8 de dezembro de 2010:

    Info Brasil,

    Obrigado por mencionarem o nosso site.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: