Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Vietnã Pouco Conhecida e Dinâmica

27 de dezembro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia | Tags: , , | 2 Comentários »

O Vietnã é mais conhecido em todo o mundo por causa da guerra que acabou expulsando as tropas norte-americanas do seu território, mesmo com armamentos precários. Este país tem uma população mais que o dobro do Estado de São Paulo e um território cerca de 30% maior e vem chamando a atenção mundial pelo seu rápido desenvolvimento econômico recente. Sua determinação política é marcante, consolidada por muitas guerras, tendo conquistado a sua independência da Indochina controlada pelos franceses. E consegue manter a China fora de suas terras, mesmo que na antiguidade tenha feito parte do seu território.

Wayne Arnold, do The New York Times, escreveu um artigo publicado no O Estado de S.Paulo afirmando que ela prospera seguindo a receita da China. Não há dúvida que a elevação salarial que se observa na economia chinesa transfere parte dos investimentos estrangeiros para o Vietnã, mas isto não parece refletir toda a sua história que é mais rica nos fatores que lhe asseguram uma importância no futuro.

mapa do vietna

Reconhecendo que não pode competir isoladamente no atual mundo globalizado, faz parte do ASEAN – bloco dos países do sudeste asiático, que firmou um acordo de livre comércio com a China, além do que já dispõe entre seus membros. Um representante do PNUD – Programa das Nações Unidas naquele país, que veio trabalhar posteriormente no Brasil, previa que o Vietnã merecia uma atenção especial, pois era o país que melhores condições tinha para um desenvolvimento acelerado.

Há que se respeitar um país, ainda limitado geograficamente, que tem as condições para expulsar franceses, norte-americanos e manter os chineses fora do seu território, contando somente com a determinação de sua população. Muitos dos seus dirigentes receberam contribuições culturais da França, sendo que alguns deles lá tiveram a oportunidade de estudar, ainda no tempo da Indochina.

Hoje, como já noticiamos anteriormente neste site, o Vietnã é o segundo produtor de café no mundo, o que faz em pequenas propriedades, tendo ultrapassado a Colômbia. Os investidores estrangeiros são atraídos pelo país, ainda que não tenham a possibilidade de possuir recursos imobiliários, que só podem ser alugados.

Contando com um extenso litoral, dado o seu território alongado, com características tropicais, tem facilidade para se relacionar com o exterior, possuindo uma longa experiência internacional. Até o momento, sua indústria ainda é de mão de obra intensiva, mas caminha para poder exportar produtos de elevado valor adicionado.

Acaba se constituindo num exemplo, onde a determinação dos seus recursos humanos pode provocar o que se assemelha a um milagre econômico.


2 Comentários para “Vietnã Pouco Conhecida e Dinâmica”

  1. lorrane silva
    1  escreveu às 15:39 em 6 de abril de 2015:

    Amei o desenho e a explicação.

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 18:26 em 6 de abril de 2015:

    Cara Lorrane Silva,

    Obrigado pelo comentário.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: