Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Acirrado Debate Sobre Educação em Jornais Econômicos

17 de janeiro de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura | Tags: | 2 Comentários »

Como educação dos filhos é um assunto que interessa a todos, e o artigo provocativo da Amy Chua, a que nos referimos neste site, acabou saindo não só no Wall Street Journal como no Nikkei, dois dos maiores jornais econômicos do mundo, nada mais natural que tenha provocado um debate mundial não só com os comentários dos seus qualificados leitores. Ayelet Waldman, autora do livro “Bad Mother”, publicou no mesmo Wall Street Journal o seu artigo “In Defense of the Guinty, Ambivalent, Preocupied Western Mom”, e o mesmo jornal publicou uma réplica de Amy Chua, “The Tiger Mother Talks Back”, respondendo aos seus muitos críticos.

clip_image001

Ayelet Waldman, com seus três filhos

Como são assuntos especializados, e não tenho qualificações para este debate sobre educação das crianças, estou somente registrando esta grande repercussão, inclusive neste mesmo site. No entanto, estes artigos ficam à disposição, em inglês, para os interessados que nos solicitarem, enviando seus respectivos emails para tanto.

Ainda que estes jornais mencionados sejam de economia, como os seus leitores não são bitolados, existe uma seção de Life Style onde estes assuntos também são publicados. Também interessa a todos o espantoso sucesso que os chineses de todo o mundo estão conseguindo na formação de recursos humanos, ainda que muitos estejam chamando a atenção sobre o elevado suicídio entre os orientais, diante da pressão que sofrem.

Há que ponderar, também, que o suicídio é elevado nos países de elevada renda per capita, onde os desafios parecem estar diminuindo. Parece que o ditado “dinheiro não traz felicidade” é mais verdade do que nunca. A única conclusão possível é que os seres humanos são mais complexos do que imaginamos e continuamos, pelos meios mais variados, tentar que eles aperfeiçoem os conhecimentos para sua melhor realização, como animais parcialmente racionais.


2 Comentários para “Acirrado Debate Sobre Educação em Jornais Econômicos”

  1. edmundo fujita
    1  escreveu às 04:03 em 19 de janeiro de 2011:

    Peço mandar-me a íntegra do artigo da Amy Chua para conhecer melhor sua linha de raciocínio e eventualmente fazer algum comentário.

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 15:56 em 19 de janeiro de 2011:

    Prezado Embaixador Edmundo Fujita,

    Este artigo da Amy Chua de Princeton saiu no The Wall Street Journal e no Nikkei japonês, onde V. pode encontrar. É um pouco longo, pois ela tenta fazer um resumo do seu último livro.
    Já provocou comentários e reações de outras autoras relacionadas com o tema.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: