Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Cultura do Tofu na China e no Mundo

14 de fevereiro de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Gastronomia | Tags: , , , ,

O tofu é um alimento de origem chinesa que se tornou mundial, sendo feito de leite de soja, água e um coagulante, sendo muito similar ao do queijo de leite. Um artigo do China Daily informa que sua origem remonta ao período da Dinastia Han (206 AC – 24 DC). Li Am, neto do imperador Liu Bang, desejava criar a pílula da imortalidade e chegou ao tofu, criado na sua cidade natal de Shouxian, na Província de Anhui.

Simples na produção, de baixo custo, tornou-se um produto favorito do povo, tendo se espalhado pela China e pelo mundo até os dias de hoje, sendo extremamente nutritivo e saudável. Os pratos preparados com tofu diferem de cada região, com sabores diferentes ressaltando as características locais, podendo ser apresentados de formas diferentes, como simples queijo, fritos ou como pudins, com diferentes aromas e cores.

002564bc712b0ec0a30f03 002564bc712b0ec0a30f04 002564bc712b0ec0a31005

O tofu, que se tornou popular em muitos lugares do mundo, contém pouca gordura, muita proteína, cálcio e ferro. Em si, tem pouco aroma, mas um poder de absorver outros. Muito utilizado na culinária asiática desde a antiguidade, tornou-se popular no Ocidente, principalmente entre os vegetarianos, tendo a qualidade de eliminar os colesteróis de má qualidade.

O tofu é muito utilizado na cultura chinesa, havendo muitas histórias sobre o seu uso por pessoas pobres, casais dedicados e outras formas de transmitir os seus benefícios para toda a população. É um prato indispensável nos jantares do Ano Novo Lunar Chinês, pois pode trazer boa fortuna para toda a família. Fu tem o significado de fortuna e felicidade no idioma chinês.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: