Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Tesouros Chineses da Dinastia Tang (618-907)

5 de fevereiro de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura | Tags: , , ,

Todo o mundo concorda que os tesouros da Dinastia Tang (618-907) estão entre os mais importantes produzidos pela humanidade. O China Daily noticia que 300 objetos da mais alta qualidade encontrados recentemente nas escavações da vila de Hejiacun, próxima de Xian, antiga capital da China, estão expostos no Shannxi Historic Museum. É sabido que o monumental exército de terracota se encontra nesta região.

Mesmo os mais treinados apreciadores destes objetos ficam encantados diante da pequena amostra das fotos apresentadas pela China Daily, despertando o natural desejo de verificá-los in loco. Mais da metade destes produtos são apresentados pela primeira vez ao público, segundo o jornal.

braceletes

Braceletes dourados de jade

Em outubro de 1970 duas urnas de cerâmica e uma chaleira foram encontradas nas escavações para a construção da infraestrutura da vila de Hejiacun. Há mais de mil peças de prata, ouro, jade e cobre, como preciosos medicamentos no conjunto. A Dinastia Tang foi das mais ricas, e os objetos encontrados são as joias da coroa, destacando-se com os que são possíveis de serem encontrados nos mais importantes museus do mundo.

Octagon Silver Cup

Taça octogonal de prata decorado com ouro com motivos de músicos

A área de exposição foi dividida em três unidades de acordo com os materiais e utilidades das peças apresentadas. O primeiro de jade, a segunda de prata e ouro, e o terceiro de itens de moedas de ouro, prata e cobre, retratando períodos da Dinastia Tang.

SONY DSC

Peça de ágata com cabeça de animal

Esta peça é uma escultura em jade, apresentada em cor natural, considerada a mais preciosa da coleção, talvez da China, com um desenho gracioso e encantador, que lembra a possibilidade de uma influência do Ocidente, talvez dos gregos. Os especialistas discutem sobre a sua origem, admitindo-se a possibilidade de um intercâmbio com os países ocidentais.

SONY DSC

Uma chaleira de prata decorada em ouro com motivos de papagaios

Esta curiosa peça é decorada com flores e papagaios, havendo uma inscrição em chinês mostrando que era utilizada para estocar medicamentos. Quando encontrada em 1970, estava meio cheia, com folhas de ouro flutuando na água.

O conjunto dá uma mostra da importância do acervo cultural da China no mundo, com destaque para o período da Dinastia Tang.

Destaque-se o crédito total destas informações como das fotos apresentadas para o China Daily, este importante veículo que vem contribuindo para melhor conhecimento daquele país pelos ocidentais.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: