Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Colaboração de Voluntários Com as Autoridades

28 de março de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Notícias | Tags: , ,

Até as autoridades japonesas começam a admitir que o controle do vazamento da radiação das usinas de Fukushima Daiichi pode demandar muito tempo, preocupando todo o mundo. As radiações, segundo as informações mais atualizadas, foram encontradas nas águas de algumas unidades, não se sabendo exatamente o que está provocando este vazamento, que estão contaminando o mar da proximidade das usinas. Para tranquilizar os parentes e amigos dos residentes no Japão, o governo com a ajuda da tradução de estudantes da Universidade de Keio, está fornecendo informações atualizadas diariamente sobre as radiações constatadas nas diversas municipalidades e províncias, bem como outras informações úteis.

Elas podem ser obtidas em alguns idiomas acessando o site http://eq.wide.ad.jp/index_en.html (favor observar que entre índex e en existe um underline).

No primeiro item do MEXT (Ministério de Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia), onde aparece Radiation in Daily Life, há um item Exposição à radiação (Portuguese). O gráfico em pdf é muito ilustrativo, mas deve-se alertar que os padrões japoneses são extremamente rigorosos, e são ANUAIS na unidade micro sievert, que é uma medida de radiação. O elevado grau de contaminação de Guarapari, no Estado do Espírito Santo, Brasil, deve-se as areias monazíticas que já foram bastante extraídas. Os dados de tomografia dos equipamentos mais atualizados são mais baixos, mas muitas autoridades preveem a possibilidade de se acumularem no corpo humano durante toda a vida, o mesmo acontecendo com o Raio X.

clip_image002

No item seguinte, Reading of environmental radioactivity level by prefecture, acionando-se a província desejada, obtém-se a informação do dia de radiação de diversos pontos da região. Como exemplo, em Fukushima, em pontos de diferentes distâncias das usinas com problemas, são apresentadas em tabelas atualizadas. Tóquio ou outras são apresentadas em gráficos (bairro de Shinjiku), compreendendo diversos dias, inclusive hoje.

No item seguinte, Reading environmental radioactivity level by prefecture, acessando All Prefectures, obtém-se tabelas de ontem e hoje, em muitos horários diferentes, numas tabelas.

Muitos outros dados estão disponíveis, como as águas potáveis, nas poeiras, na água do mar nas proximidades de Fukushima Daiichi, no espaço etc.

clip_image004

clip_image006

Com observação geral, pode-se informar que, ao longo destes terríveis dias de angústia, os dados relacionados às usinas de Fukushima Daiichi são preocupantes, e as autoridades japonesas estão concentradas nelas, junto com a TEPCO, empresa de energia elétrica que as administra, determinando-se a evacuação de sua proximidade. Os dados marítimos indicam que peixes, frutos do mar, algas e outros produtos da região serão afetados.

Mas, no resto do país, depois da constatação de radiações em legumes, leites e derivados e água potável, elas estão baixando consistentemente, com a grande maioria dos locais voltando aos níveis toleráveis, não devendo constituir em preocupações exageradas daqueles que vivem no Japão, bem como dos seus parentes e amigos que vivem em outros países, no mínimo deste ponto de vista.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: