Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Problemas Demográficos Chineses e Suas Consequências

11 de março de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais | Tags: , ,

Se existe algo confiável para os economistas são as tendências demográficas e suas consequências na economia, que costumam ser estáveis salvo uma calamidade como uma guerra avassaladora. Na atual reunião do Congresso Nacional do Povo do Partido Comunista Chinês, informa-se que está em discussão a modificação da política de um filho ou filha por casal da etnia han, que vigora nos centros urbanos. As estimativas dos especialistas nestas questões informam que a futura estrutura demográfica chinesa, com uma proporção muito elevada de idosos, é uma redução percentual da mão de obra ativa. A China tende a ser ultrapassada na economia pela Índia em algumas décadas. O assunto tem sido divulgado por muitos jornais, inclusive o China Daily.

De outro lado, o Wall Street Journal publica um artigo da Brenda Cronin informando que alguns estudos relacionam a falta de noivas na China com sua elevada poupança, que desequilibra o mundo. Um estudo divulgado por Shang-Jin Wei, diretor do Instituto Chazen e professor da Columbia Business School, informa que existem 1,15 homens na idade pré-casamento para cada mulher naquele país. E, por causa disto, seus pais utilizam a educação e a riqueza para que seus filhos tenham possibilidade de casamento no incrivelmente competitivo mercado destas uniões, como ele anunciou no prestigioso Council on Foreign Relations em Nova Iorque.

china_popn_pyramid

Pirâmide da população chinesa no geral

ani_china_2L

Pirâmide da população chinesa proporcional

Muitas famílias de chineses poupam para os seus filhos e para a aposentadoria. O professor Wei elaborou outros estudos com Xiao Zhang, um pesquisador senior do International Food Policy Research Institute e publicado pelo prestigioso National Bureau of Economic Research, mostrando os efeitos das proporções dos dois sexos afetam tanto o mercado de casamentos como até o empreendedorismo.

É preciso esclarecer que a etnia han representa cerca de 80% da população chinesa, sendo que as demais etnias minoritárias não sofrem a restrição da atual política. As chamadas guardiãs de quarteirão tinham uma ação mais efetiva nos centros urbanos, pois no meio rural chinês existem burlas, com casais tendo mais que um filho ou filha.

Mas como relata a famosa escritora chinesa Xinran no seu livro “Mensagem de uma mãe chinesa desconhecida” (Companhia das Letras), existe uma longa tradição naquele país dando preferência por um herdeiro, provocando muitos abortos quando se identifica que o feto é do sexo feminino ou até assassinatos de crianças mulheres logo após o parto, principalmente no meio rural. Isto provocou o atual desequilíbrio, com alguma possibilidade que a política venha a ser mudada.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: