Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Turismo na Índia e Conhecimentos Colaterais

4 de março de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais | Tags: , ,

O competente jornalista Raul Juste Lopes, enviado especial da Folha de S.Paulo, publicou, no seu suplemento de turismo de 3 de março último, uma série de informações sobre a Índia e sobre o turismo que pode ser efetuado por aquele país, que apresenta uma série de atrações exóticas. Mas também fala da favela de Mombai, que mostra os dois lados da Índia atual, que acabou se tornando famosa com um filme amplamente divulgado por todo o mundo.

A disparidade entre os milionários hindus e a grande massa de seus pobres sempre foi destacada, e o contraste fica mais gritante com o recente desenvolvimento acelerado da Índia. Há 30 anos, a sua economia vem registrando um crescimento médio de 6% ao ano, com uma flutuação relativamente baixa. Certamente, a sua classe média cresceu bastante, estimando-se que cerca de 400 milhões de hindus podem ter o seu imóvel, adquirir um carro e dispor do conforto de todos os eletrodomésticos que desejam. Mas a distribuição de renda tende a piorar nos períodos de rápido desenvolvimento, pois os mais capazes acabam se beneficiando mais rapidamente dos frutos do crescimento.

taj-mahal-india-tourist-destination

Taj Mahal, uma das oito maravilhas do mundo, é um dos maiores atrativos da Índia

Ainda que exista este contraste econômico, muitos que visitam a Índia ficam impressionados pela religiosidade daquele povo, que pratica de forma diversificada, com a predominância do hinduísmo. Bem como das diversas facilidades disponíveis para os mais privilegiados, de elevada qualidade.

Muitas vezes, o exotismo acaba atrapalhando uma avaliação mais equilibrada da Índia, que conta com uma elite intelectual do mais alto nível, com preparação internacional respeitável. Principalmente pelo longo vínculo com a Inglaterra, com muitos educados nas melhores universidades, como Oxford e Cambridge, que continuam controlando a formulação de sua política econômica e internacional.

O mundo vem aumentando o seu interesse por este país, que pela sua estrutura demográfica apresenta condições para figurar entre os mais avançados economicamente nas décadas futuras. Incluído entre os emergentes, alguns analistas entendem que conta com possibilidade de superar até a China, por contar com maior percentual de jovens.

Não há dúvidas que contam também com grandes desafios, pois a sua religiosidade apresenta alguns entraves para a rápida melhoria do padrão de bem-estar dos seus mais pobres. Além de contar com conflitos tanto religiosos como com seus vizinhos.

Em qualquer circunstância, conhecer mais da Índia, além dos seus aspectos exóticos, parece ser de importância fundamental, pois até o intercâmbio com outros emergentes como o Brasil torna-se claramente crescente.

Por se tratar de uma democracia consolidada, muitos torcem pelo seu sucesso, principalmente para aqueles que entendem que ela pode ser um importante contraponto à China.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: