Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Violento Terremoto no Japão

11 de março de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Notícias | Tags: , , , , | 4 Comentários »

JAPAN-QUAKE/Japan Earthquake

JAPAN EARTHQUAKE TSUNAMI12japan-gallery1-custom1

12japan-gallery1-custom312japan-gallery1-custom11

Imagens da destruição provocada pelo terremoto e tsunami no japão. Fotos NYT

Um grande terremoto em torno das 14h46 locais, infelizmente, atingiu o Japão espalhando seus estragos por uma vasta área. Informam que teria sido de 8,9 graus Richter, ficando seguramente entre as cinco mais violentos conhecidos no mundo. As mortes até agora anunciadas ainda se restringem a algumas dezenas. Isto mostra que o Japão está bastante preparado para grandes desastres, desde o grande terremoto que arrasou Tóquio em 1923, que se estima tinha 7,9 graus Richter. Este atual acidente poderia estar provocando milhões de mortes, além dos infindáveis prejuízos materiais.

O tsunami provocado pelo terremoto continua espalhando seus estragos, com ondas de 10 metros. Muitos meios de comunicação do Japão e do mundo estão dando as informações possíveis, pois há dificuldades energéticas, de comunicações, bem como de transportes, que foram desligadas preventivamente. Muitas usinas atômicas foram atingidas, mas não existem informações sobre vazamentos.

A área atingida não é de concentração de brasileiros que trabalham no Japão, mas há informações que estragos foram provocados mesmo em Tóquio e em Saitama, com níveis de terremoto mais baixos, mas que chegam ou supera 7 graus Richter, que é respeitável.

Espera-se que os japoneses, com a ajuda solidária do resto do mundo, dediquem-se com afinco para a reconstrução, usando esta calamidade como desafio para provocar o soerguimento de um país que tem tecnologias e uma capacidade de aglutinação da população para esforços coletivos diante de desafios desta magnitude, como já demonstrou em outros, como o de Kobe há alguns anos.

Nossa mais irrestrita solidariedade a todos que, de uma forma ou outra, foram afetados por este desastre natural.


4 Comentários para “Violento Terremoto no Japão”

  1. Tiago
    1  escreveu às 09:08 em 12 de março de 2011:

    Inclusive foi pouco estrago pra magnitude de tal terremoto, se fosse em outro país o estrago seria bem maior com milhares de pessoas mortas e todas as construções desmoronando sobre a população.

    No Brasil, por exemplo, apenas um chuvisco típico de clima tropica úmido é suficiente pra inundar as cidades, causar mortes e desmoronamento.

    Mas tudo bem, né mesmo, afinal o problema é da natureza é que ''choveu demais'', segundo os nobres políticos.

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 11:21 em 12 de março de 2011:

    Caro Tiago,

    Obrigado pelo comentário. Realmente, o sistema de defesa civil do Japão é bastante eficiente, enquanto no Brasil, infelizmente, ainda não temos uma cultura para nos anteciparmos aos desastres naturais, e minimizar os seus efeitos.

    Paulo Yokota

  3. Rafael Ganiko
    3  escreveu às 14:19 em 13 de março de 2011:

    É lamentável esses acontecimentos, me sinto um covarde ao ver tudo isso. Eu já morei no Japão por dois anos, e minha experiência de vida com os japoneses foi fantástica. Eles são doces, ultra educados, amáveis, perfeccionistas e simples! Certa vez, estava eu á caminho da Imigração em Shizuoka-shi, para obter a renovação de visto. Chegando lá, eu não consegui encontrar a Imigração, pedi informação á um japonês, não domino o idioma, então mostrei o papel para ele, fiz gestos, etc. No momento pensei, bom ele vai indicar o caminho com as mãos, ou desenhar uma espécie de '' mapa ''! Ele simplesmente pediu para eu segui-lo, e fui, andei umas quatro quadras e chegamos. Ao chegar ele disse que ali era a Imigração, não era tão longe, mas ele fez questão de me levar. Eu agradeci, ele sorriu , disse ''Daijobu'' (tudo bem!), nunca na minha vida vou es quecer isto! São muitas minhas boas lembranças com eles, milhares. É por isso a minha tristeza profunda ! Um dia eu voltarei ao Japão!

  4. Paulo Yokota
    4  escreveu às 20:21 em 13 de março de 2011:

    Caro Rafael Ganiko,

    Como em todos os povos existem pessoas amáveis, como grosseiras. Mas, na média concordo que os japoneses são cordiais com os estrangeiros. Também lamento as presentes dificuldades, mas estou certo que a reconstrução vai ser um desafio que pode provocar a aglutinação do povo japonês.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: