Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Curiosidades nas Inovações de Alimentos

25 de abril de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Gastronomia, Saúde | Tags: , ,

O Japão é um dos mercados onde mais se apresentam inovações nas formas de facilitar as alimentações. O site www.web-town.org/ apresenta um interessante vídeo do Crazy Japan TV como uma curiosidade, mostrando os diversos tipos disponíveis no mercado de missô, pasta de soja fermentada bastante conhecida de todos pelo aumento do uso da culinária japonesa em todo o mundo. Além das embalagens comuns que apresentam certa quantidade desta pasta, utilizada principalmente no chamado missôgiru, uma sopa com o acréscimo de diversos outros ingredientes a gosto, hoje se dispõe de uma infinidade de embalagens diferentes. Muitos visam à rápida elaboração destas sopas, com o simples acréscimo de água quente.

O que é apresentado neste vídeo como curiosidade é um tablete individual, vendido numa caixa com algumas unidades que é consumido de forma semelhante a um pedaço de chocolate, sem acréscimo de nada. O vídeo informa que é de baixa caloria e guarda os benefícios dos missôs normais, que por serem produzidos da soja fermentada costumam conter proteínas em quantidade. É preciso prestar atenção, pois estes produtos industriais podem trazer alguns aditivos químicos que ajudam na sua conservação, ainda que os japoneses sejam obrigados a informar o período de sua validade.

O missô tem a fama de ser extremamente nutritivo e saudável, sendo originário da China, podendo ser apresentado de variadas formas, desde os mais escuros até os mais claros, com sabores que variam das regiões produtoras, tanto entre os chineses como os japoneses.

Para ressaltar a sua qualidade, informa-se que um cão da raça Akita, que é de grande porte, muito apegado ao dono, mas que exige cuidado dos estranhos, com boa aparência, pode viver alimentando-se somente com o missôgiru, e o arroz comum utilizado pelos japoneses, cozidos somente com água, sem adicionar nenhum tempero. Certamente, a soja fermentada eleva o potencial nutritivo desta leguminosa que é extremamente rica em proteína, cujo consumo esta sendo crescente em todo o mundo. Apresentam diversas variedades, sendo as mais comuns as que permitem a extração do óleo e cujo resíduo é utilizado em rações animais.

Difere ligeiramente de variedade da soja que é transformada em leite, que permite produzir o tofu, o queijo de soja, cujo consumo também está bastante difundido, podendo ser ingerido quente ou frio somente com shoyu, molho também produzido basicamente a partir de soja fermentada, eventualmente com um pouco de gengibre ralado ou wasabi. Este último costuma ser caro e no Japão e nos bons restaurantes do mundo é ralado de um tubérculo, produzido ao longo de riachos de águas límpidas e correntes, mas os em pó é produzido a partir de raiz forte, mais barato e simplesmente colorido de verde, como nos populares sushis e sashimis.

Da extração do leite de soja fica um resíduo extremamente rico em proteína que se chama okara, que se estraga rapidamente, pois ainda contém umidade, consumido popularmente como uma espécie de farofa. É um produto barato que poderia ser amplamente utilizado na alimentação popular de elevado poder nutritivo.

O consumo mundial de soja continua crescendo rapidamente e o Brasil é um dos seus principais exportadores. É uma leguminosa da qual se aproveita tudo, de formas variadas e simples, extremamente saudável. Há que se notar, no entanto, que as formas industrializadas sempre costumam utilizar alguns aditivos químicos que devem ser reduzidos ao mínimo, pelos seus potenciais danos à saúde.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: