Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Magnífico Jantar Beneficente no Hotel Unique

18 de Abril de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Notícias | Tags: , , | 1 Comentário »

Os brasileiros deram uma grande demonstração de solidariedade com o povo japonês no jantar beneficente de ontem à noite. Foi um evento ímpar, surpreendente, de onde todos saíram extremamente satisfeitos, tendo o cônsul geral do Japão recebido o valor das arrecadações que será entregue à Cruz Vermelha japonesa. Ele manifestou o seu agradecimento, emocionado com a demonstração feita por brasileiros, japoneses residentes no Brasil e principalmente pelos nipo-brasileiros, bem como até autoridades de outros países.

Ainda que seja secundário, envolver os mais consagrados chefs que atuam no Brasil, num jantar para mais de 500 pessoas, pode parecer difícil, comprometendo a sua qualidade. Mas, surpreendentemente, com o empenho de todos nesta demonstração de solidariedade, os cinco sofisticados pratos do cardápio estavam excepcionais em sua qualidade. Foi uma soberba manifestação do preparo dos profissionais envolvidos.

geral_chefs

monjaconsul

publicomarilia

Os chefs que se doaram para o evento. Monja Coen (ao centro). Cônsul geral do Japão recebendo o cheque simbólico. Público lotou o salão do Hotel Unique. Emoção da apresentadora Marília Gabriela

O clima que se sentiu no evento contagiou a todos havendo um grande congraçamento de brasileiros e japoneses, e deverá ser um marco importante na intensificação do intercâmbio entre os dois países, que não se efetua somente no campo econômico-comercial.

O “oniguiri”, simples bolinho de arroz, era o símbolo desta solidariedade, e Marília Gabriela que fez a apresentação inicial e geral chegou a se emocionar, apesar de sua longa experiência. Mas o jantar, extremamente sofisticado mesmo nos mais elevados padrões internacionais, com um prato da cozinha contemporânea, um japonês, um italiano, um brasileiro e uma sobremesa francesa, contou com equipes formadas de chefs de diversos restaurantes. Foram acompanhados por vinhos que se compatibilizavam com os pratos de requintada elaboração, mesmo com a elevada quantidade pessoas que compareceu.

As instalações do Hotel Unique ajudaram na criação do clima adequado, com decoração discreta, mas elegante. Foi leiloada uma gravura da Tomie Ohtake, de tiragem limitada, que alcançou um valor surpreendente, como gesto de solidariedade.

O sofrido povo japonês, com os eventos recentes, como com as dificuldades de controle das usinas de Fukushima Daiichi, deve sentir os fortes sentimentos de solidariedade dos brasileiros, não pelo valor das doações, mas pelo espírito expresso no evento.

Mesmo as pessoas mais experientes com eventos desta natureza ficaram emocionadas com este jantar beneficente de ontem à noite, não só pela sua qualidade, mas pelo clima que foi criado, com a colaboração de todos, chefs, autoridades, participantes, contribuintes e muitos trabalhos voluntários. A monja zen budista Coen também abrilhantou o evento, assim como o ex-ministro brasileiro das relações exteriores, Celso Lafer. Personalidades raras em jantares, como grandes empresários nipo-brasileiros, também marcaram a sua presença.

Este jantar beneficente ficará fortemente marcado nas mentes de todos que participaram, pois estas experiências são raras, para uma causa meritória. Que ela tenha consequências estreitando os laços de amizade que unem os dois povos, brasileiros e japoneses.


Um comentário para “Magnífico Jantar Beneficente no Hotel Unique”

  1. Asia Hotel Yokota - LONDON-LİVERPOOL-GATWICK-ISTANBUL-NEW YORK-LAS VEGAS-OXFORD-WASHINGTON-AMSTERDAM-BRIGHTON-SAN FRANCISCO-MELBOURNE – LONDON-LİVERPOOL-GATWICK-ISTANBUL-NEW YORK-LAS VEGAS-OXFORD-WASHINGTON-AMSTERDAM-BRIGHTON-SAN FRANCISCO-MELBOUR
    1  escreveu às 19:47 em 6 de Maio de 2011:

    […] Blogger- Blogger- Central Park Hotel | Japan Visitor Blog – Tokyo Osaka Nagoya Kyoto Magnífico Jantar Beneficente no Hotel Unique » Asia comentadaDescription : Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Notícias | Tags: jantar beneficente comandada por Jun Sakamoto e mais de 20 chefs consagrados, solidariedade às vitimas japonesas do terremoto e tsunami, uma adesão maciça … As instalações do Hotel Unique ajudaram na criação do clima adequado, com decoração discreta, mas elegante. Foi leiloada uma gravura da Tomie Ohtake, de tiragem limitada, que alcançou um valor surpreendente, como gesto de solidariedade. O sofrido povo japonês, …http://www.asiacomentada.com.b .. […]


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: