Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Alegria dos Adeptos de Uma Boa Gastronomia

12 de maio de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Gastronomia, Saúde | Tags: ,

Para os asiáticos, como chineses, coreanos e japoneses, a alimentação se confunde com muitos produtos utilizados como medicamentos, pois ambos visam a saúde dos seres humanos. Para alegria dos adeptos de uma boa gastronomia, os interesses do público em geral sobre o tema parecem estar em alta, tanto que a Folha de S.Paulo reformulou e enriqueceu o seu suplemento sobre o assunto, que ganhou o título de Comida, recebendo uma nova roupagem, com uma cobertura mais completa. Na sua concorrência saudável com o suplemento Paladar do O Estado de S.Paulo, dá uma mostra que assunto passou a merecer a atenção dos leitores em geral, contando com a publicidade necessária para a viabilidade de uma equipe de pesquisa séria.

Muitas informações são difundidas no suplemento Comida, sobre as inovações e reformulações de conceitos que vem ocorrendo no setor. Neste número inaugural da nova fase, o assunto principal é a carne de porco, que vem derrubando o mito de ser prejudicial à saúde, pelo seu elevado teor de gordura, que é mais saudável do que o bovino. Os consagrados chefs que se destacam, não só em São Paulo como em outras partes do mundo, estão dando uma nova roupagem na sua apresentação contemporânea, que pelas fotos já dá água na boca.

comidalogo_paladar

Não se trata somente da alta gastronomia, mas das boas cozinhas que estão se proliferando Brasil afora, nos “botecos” e outros estabelecimentos simples que atraem os melhores apreciadores dos alimentos saudáveis e de ótimo paladar. O grande destaque deste setor é Rodrigo Oliveira, do já consagrado Mocotó, que faz parte do grupo dos grandes chefs reconhecidos internacionalmente, fazendo com que a mais destacada sommelier do mundo venha de Londres para experimentar a compatibilização dos melhores vinhos com a sua culinária.

Na alta gastronomia, Alex Atala vem conseguindo destaque, por estar incluído no grupo dos grandes chefs como Ferran Adrià, da inovação gastronômica no mundo, que manterá uma coluna neste novo suplemento. Mas as imperdíveis crônicas de Nina Horta com seu saboroso estilo também estarão presentes, apresentando sua ampla cultura relacionada com a gastronomia, das tradições caseiras que foram adquiridas ao longo de sua vida. Críticos, como Josimar Melo, estarão analisando alguns poucos restaurantes semanalmente, com dicas que recomendam experimentar novidades do mercado.

A www.folha.com/comida/ inclui consagrados blogs relacionados com a gastronomia, inclusive da barista Isabela Raposeira com o seu “coffee lab”, que conta com novas e criativas instalações na Vila Madalena, onde é possível apreciar o melhor café disponível no Brasil, tratado a rubiácea como se deve, com todo o carinho, no bairro que está se consagrando um dos principais centros gastronômicos de São Paulo.

Da comida mexicana de qualidade, pouco conhecida em São Paulo, até os diversos tipos de caviar estão apresentados neste primeiro número renovado, que, se conseguir continuar mantendo este padrão nos próximos, vai acabar se consagrando com uma leitura obrigatória de todos que se preocupam com a adequada alimentação. E se for de bom paladar e adequada apresentação, vai confirmar esta metrópole como um centro que atrairá a atenção de todos que apreciam a boa gastronomia no mundo.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: