Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Ensinando Inglês Brincando no Japão

27 de maio de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura | Tags: , , | 2 Comentários »

O Japão também está adotando uma política para que seus estudantes secundários tenham o domínio de mais que uma língua. Na Europa, os diplomados em curso superior necessitam ter o domínio, no mínimo, de três idiomas, tanto que a parte final dos seus cursos é feita em outros países. Para ajudar neste processo, um parque temático chamado KidZania, de Tóquio, está lançando, com sucesso, uma experiência onde os estudantes executam serviços em inglês. Assim, existem pavilhões como o Pizza-la, onde as crianças executam um programa de experiência profissional, trabalhando com todas as fases de uma pizzaria, utilizando somente o inglês. O programa demanda uma sessão de três horas.

Ainda que o custo do programa acabe dobrando o preço da entrada no parque, está tendo uma boa aceitação, e já se cogita lançar o mesmo tipo de programa em outras cidades, como Osaka. O programa utiliza funcionários que supervisionam os estudantes, tendo o completo domínio do inglês. O assunto consta de um artigo publicado no Nikkei.

Nni20110527D27HH945105298

Existem diversos pavilhões, além da Pizza-la, onde os instrutores explicam sobre os ingredientes, e as fases para a produção de uma pizza. Há uma interação com os alunos, perguntando que tipos de ingredientes gostariam, de forma que pratiquem o uso do inglês. No início, os estudantes podem ficar inibidos, mas vão ficando confiantes no uso desta língua.

KidZnia, de Tóquio, teve 800 mil visitantes em 2010, uma ligeira queda diante dos problemas que estão sendo enfrentados pelo Japão, mas estão confiantes com um aumento de 20% no ano, a partir de maio. No Japão, as empresas estão estimulando seus funcionários a estudarem o inglês e os pais estão constatando as vantagens dos seus filhos dominarem outro idioma, incluindo o envio dos mesmos para o exterior. Eles esperam que isto represente um diferencial na competição a que são submetidos.


2 Comentários para “Ensinando Inglês Brincando no Japão”

  1. Jorge C. Pinto
    1  escreveu às 14:46 em 28 de maio de 2011:

    Certa vez, uma descendente de japoneses me disse que o idioma nipônico seria pobre em fonemas, em sons. Assim, o povo do Japão teria dificuldades em aprender inglês, português, alemão etc. O cronista Paulo confirma esta tese?

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 15:09 em 28 de maio de 2011:

    Caro Jorge C.Pinto,

    Realmente, o idioma japonês não utiliza muitos sons como no chinês. Assim, eles têm maiores dificuldades com linguas estrangeiras, ficando com um sotaque característico, na maioria das pessoas, inclusive seus descendentes.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: