Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Lenovo da China Avança no Brasil

9 de maio de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Tecnologia | Tags: , , , | 2 Comentários »

Uma ampla entrevista foi dada pelo presidente mundial da Lenovo, o norte-americano Rory Read, que também é o seu diretor de operações e ocupa a quarta posição como fornecedor de computadores, atrás da HP, Acer e Dell. Ele explica que a filosofia da empresa é a integração cultural, tendo se originado na IBM, onde seu pai trabalhou por 38 anos.

Ele vê o mercado brasileiro como promissor, revelando-se disposto a ampliar suas atividades no país, que na China chega a 32,2%, 10,3% na Índia, 9% na Rússia e somente 4,8% na América Latina que engloba o Brasil. O seu faturamento mundial chega a US$ 16,7 bilhões e no último trimestre cresceu 34% nos países emergentes.

read_rory_lenovo400

Rory Read, diretor de operações e presidente da Lenovo

A Lenovo conta com 59% de suas vendas em Notebook e 34% em Desktop, ou seja, ela está concentrada em computadores, tendo a licença para uso da marca Think, da IBM, que conta com tradição no mercado mundial. Ela vem fazendo seus lançamentos na China, como o do tablet LePad (na China Le significa Alegria) e o smartphone LePhone, diferindo das marcas tradicionais que costumam lançar nos países desenvolvidos.

Se eles desejam utilizar as culturas existentes no Brasil, ainda que no setor eletrônico o mundo esteja globalizado, sempre existem aspectos em que o há algumas diferenciações. É possível que esta característica de se preocupar com as especificidades do mundo emergente acabe sendo muito importante, quando ele cresce mais rapidamente que os mercados tradicionais.


2 Comentários para “Lenovo da China Avança no Brasil”

  1. Lenovo da China Avança no Brasil » Asia comentada | Info Brasil
    1  escreveu às 22:39 em 9 de maio de 2011:

    […] here: Lenovo da China Avança no Brasil » Asia comentada Tweet This […]

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 06:05 em 10 de maio de 2011:

    Thank you for the reference,

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: