Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Projetos Japoneses Amigos do Meio Ambiente

8 de maio de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais | Tags: , , | 2 Comentários »

O jornal econômico Nikkei informa que o governo japonês selecionou 15 projetos de infraestrutura no exterior, público-privado que são considerados verdes, amigos do meio ambiente. Os mais recentes, envolvendo investimentos e financiamentos concentrados na Ásia, devem criar cerca de 20.000 empregos no próprio Japão. Muitos estão relacionados com as mais avançadas tecnologias na área da informação e energia, dentro das proposições efetuadas pelos governos de cada um dos países beneficiados.

Um dos exemplos destacados juntou as empresas Tokyo Gas, Nec e Toshiba com a Reliance da Índia, um dos maiores aglomerados locais. O projeto visa à construção de um parque industrial no Estado de Haryana, na Índia, próximo a Delhi. A Panasonic também planeja construir uma indústria amiga do meio ambiente para produzir ar condicionado caseiros no mesmo complexo.

imagesCAU72NTX

De forma semelhante, a Mitsubishi Heavy está implementando um projeto em Cingapura visando a recarga de baterias de ônibus elétricos. A Hitachi, junto com a Kyocera, trabalha num projeto para a dessalinização de águas do mar na Índia.

Dos 13 projetos asiáticos, seis estão na Índia, quatro na China. Outros dois projetos para recarga de baterias de veículos elétricos estão nos Emirados Árabes Unidos e na Bulgária estão implantando a maior usina mundial de energia solar, todos com a participação do setor privado do Japão, com o suporte de agências governamentais daqueles países.

Projetos semelhantes estão sendo apoiados pelo governo japonês no Brasil, principalmente no controle de esgotos e produção de água potável, como na Baixada Santista e na represa de Guarapiranga, em São Paulo, sobre os quais as autoridades japonesas não vêm se empenhando na sua divulgação, ainda que os mesmo não sejam novos.

Também existem volumosos investimentos privados japoneses, com financiamentos oficiais, para projetos de gasodutos com a ativa participação da Petrobras, todos visando um desenvolvimento sustentável, melhorando as condições do meio ambiente, que deve ser um ponto importante na política externa japonesa.


2 Comentários para “Projetos Japoneses Amigos do Meio Ambiente”

  1. Diego
    1  escreveu às 11:55 em 9 de maio de 2011:

    Sr. Colunista:

    Pelo que tenho acompanhado, o Japão irá abandonar progressivamente o uso da energia nuclear. O senhor sabe de algum projeto japonês já em andamento?

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 17:06 em 9 de maio de 2011:

    Caro Diego,

    Nestes períodos de perplexidade existem fortes resistências ao uso da energia nuclear, e muitas usinas estão sendo revistas. como a de Hamaoka que estamos postando o mais breve possível. Os japoneses estão procurando alternativas para melhorar a sua matrix energética, mas o petróleo como o carvão mineral são poluentes. Estão aumentando o uso da energia solar, eólica e geotérmica, e BAIXANDO O CONSUMO de energia dos seus equipamentos. No momento, dependem bastante da energia nuclear, menos que a França e a Alemanha. Eles contam com um mínimo de energia hidroelétrica.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: