Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

A China Acelera Sua Integração Cultural no Mundo

2 de junho de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura | Tags: , , ,

Tudo que é feito na China assombra o mundo pela sua dimensão. O China Daily noticia que em Tianjin estão construindo no seu Yujiapu Arts Center, um espaço que terá a parceria, nada menos, com o Lincoln Center de Nova Iorque, visando promover um intercâmbio cultural. Ele será aberto em 2015 com instalações de classe internacional para receber o que melhor se apresenta em Nova Iorque no consagrado Lincoln Center. Para tanto, a estatal Tianjin Innovative Finance Investment Company (TIFI) já firmou um Memorando de Entendimento, tanto para receber o assessoramento norte-americano para a construção como sua programação.

De outro lado, implantou o Horticultural Expo Garden em Xian, antiga capital chinesa, que, além das apresentações folclóricas de todo o mundo, exporá esculturas e jardins floridos do mais elevado nível internacional, visando não só o intercâmbio como o fomento do turismo.

13902450_11nf04da2db11220f4e789b19

Yujiapu Arts Center, apresentação no Lincoln Center e grupo samba brasileiro

O Yujiapu Arts Center está representado por Li Bo e o Lincoln Center pela Katherine Farley, ambos presidentes do Conselho das duas instituições. Não se menciona o valor da doação que está sendo recebida pelos norte-americanos.

Mas o presidente do Lincoln Center, Reynold Levy, já foi convidado para dirigir o Shanghai Cultural Festival e o Beijing Musical Festival. Ele afirmou que a China identificou a importância da arte e da cultura como prioridades nacionais, multiplicando centros de artes para os concertos. Ele afirmou que recebeu recursos de US$ 1,2 bilhões para o aperfeiçoamento físico do Lincoln Center, e terá satisfação de contribuir para o intercâmbio de programas de nível internacional.

Para os brasileiros, ainda que mais modestamente, com um conjunto de samba, estar participando deste grande movimento de intercâmbio cultura não deixa de se constituir num motivo de orgulho.

Isto deve estimular o intercâmbio que já vem ocorrendo na OSESP, na Sala São Paulo, que tem recebido artistas de musica clássica chinês, que vem se destacando em todo o mundo.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: