Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Avanços na Endoscopia e Colonoscopia no Japão

21 de junho de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Saúde | Tags: , , | 4 Comentários »

Nni20110621D21JF471108091O jornal econômico japonês Nikkei anunciou hoje que, num projeto conjunto da Universidade de Ryukoku e Osaka Medical College, uma equipe de pesquisadores desenvolveu um aparelho na forma de uma cápsula de um centímetro por 4,5 centímetros de comprimento, que é autopropelido e controlado por controle remoto.

Todos sabem que os seres humanos devem efetuar exames regulares de check up, principalmente os japoneses e seus descendentes, pois possuem elevados riscos de desenvolver úlceras e câncer no estômago, além de outros problemas do aparelho digestivo, principalmente com o avanço da idade.

Os aparelhos japoneses de endoscopia e colonoscopia, como os utilizados pelo Dr. Luis Maruta em São Paulo, costumam ser eficientes e permitem também a retirada de pólipos e outras formações mais complexas que aparecem, com frequência, entre alguns idosos.

Para diagnósticos rápidos e menos evasivos, é possível que estes avanços obtidos no Japão, e que estão sendo relatados pelo professor Naotake Otsuka, emérito da Ryukoku University sejam práticos e de baixo custo. Poderiam ser utilizados desde o esôfago até o reto, passando por todo o aparelho digestivo, inclusive intestino delgado.

Estas notícias parecem promissoras, mostrando que equipamentos cada vez menores e de grande eficiência estão ajudando numa medicina de melhor qualidade, para atender toda a população.


4 Comentários para “Avanços na Endoscopia e Colonoscopia no Japão”

  1. Marcia
    1  escreveu às 23:23 em 4 de janeiro de 2014:

    Importante

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 10:21 em 5 de janeiro de 2014:

    Cara Marcia,

    Obrigado pelo comentário e uso do site.

    Paulo Yokota

  3. Vera Lúcia Gomes Suguihara
    3  escreveu às 02:54 em 20 de dezembro de 2018:

    Será que todas as cidades do Japão já dispõe desse tipo de exame!???

  4. Paulo Yokota
    4  escreveu às 10:03 em 20 de dezembro de 2018:

    Cara Vera Lucia Gomes Sugruihara,

    Não acredito que seja em todas as cidades, mas aumentou muito e existem avanços expressivos em alguns setores da medicina, o que também está ocorrendo mesmo no Brasil.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: