Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Especulações Com as Commodities

7 de junho de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais | Tags: ,

Duas e diferentes fontes se referem aos problemas que estariam afetando os preços das commodities, inclusive alimentos, provocando problemas em diversos países como o Brasil e o Japão. O jornal econômico Nikkei informa que muitos fundos de pensões, inclusive os japoneses, estão transferindo seus ativos tradicionais para aplicações em commodities, no mercado futuro, fundos de hedge ou nos mercados dos países emergentes.

Em março último, as aplicações destes fundos no mercado de ações do Japão teriam caído para 19%, dos 32% na década passada. Nos últimos 20 anos, o índice Nikkei teria caído uma média anualizada de 5%, e os fundos de pensões necessitam de um retorno mínimo de 2 a 3% ao ano, sem o que ficariam incapazes de manter os seus pagamentos.

Nni20110607D07HH040106442

 

Ao mesmo tempo, o site da BBC Brasil noticia que a Unctad alerta para a pressão especulativa sobre preços dos alimentos, que é uma das causas que vem mantendo a inflação brasileira acima das metas estabelecidas pelas autoridades.

Segundo um estudo da Unctad, “Formação de Preços em Mercados de Commodities Financializados: o Papel da Informação”, os preços seguem cada vez mais a lógica dos investimentos financeiros e não dos fundamentos de mercado, o que vem sendo apontado por economistas experientes com o professor Antonio Delfim Netto.

A partir da metade da última década, segundo a notícia, vem crescendo a tendência de aumentos abruptos e volatilidade nos preços das commodities, que voltaram a subir desde o ano passado. O estudo da Unctad identifica fatores que contribuem para a alta dos preços, como o rápido crescimento das economias emergentes, com o aumento da urbanização e da classe média, e novos hábitos alimentares, além do uso de lavouras de alimentos para a produção de biocombustíveis. Os crescentes investimentos financeiros em mercados derivativos de commodities introduzem novas forças que afetam os preços.

Constatam-se, também, umas correlações entre os preços de diferentes commodities, dadas as aplicações financeiras em petróleo que também afetam os de alimentos. As recomendações do relatório são no sentido de uma maior transparência e uma regulamentação mais rigorosa, para evitar estas contaminações financeiras nos mercados de mercadorias.

Destas indicações, pode-se concluir que o combate à inflação no Brasil não teria eficácia somente com a elevação dos juros, como pretendem muitos economistas ligados às atividades financeiras. Os volumes das transações financeiras é gigantescamente grande e sem alguns mecanismos do seu controle as medidas do Banco Central serão insuficientes para o combate à inflação, que ocorrem em muitos mercados de diferentes países simultaneamente.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: