Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Fantásticos Cruzeiros pelas Águas de Tóquio

28 de junho de 2011
Por: Naomi Doy | Seção: Depoimentos | Tags: , , , , , ,

Nos idos em que Tóquio se chamava Edo, ela se ligava a Quioto pela Tokaido, estrada que partia de Nihonbashi e levava pessoas a pé ou a cavalo pelo litoral, direção sudoeste da ilha de Honshu. A partir da ponte Nihonbashi, rios e canais também ligavam Edo às vilas ao redor, e alcançava-se o mar aberto para o Oceano Pacífico, além da baía. Juntamente com a Tokaido, os rios de Tóquio certamente exerceram papel importante para os negócios e a rotina diária do povo japonês. Barcos partiam de pequenos embarcadouros ao longo do rio Nihonbashi, enquanto em terra firme, na vizinhança, cavalos do correio japonês meditavam à sombra das árvores.

A histórica ponte de madeira sobre o rio Nihonbashi, do século 17, foi substituída pela atual, de pedra, há exatos 100 anos. Pois para comemorar o centenário, além de ser purificada com banho quente completo, a ponte ganhou confortável ancoradouro nas proximidades. Exclusivos passeios partem desse ponto, juntando-se a outros pelos diversos canais e rios da capital japonesa (como os rios Sumida, Kamejima, Kitajikken, Kanda). Há poucos anos era inimaginável fazer turismo navegando ao longo do rio Sumida, então bastante poluído. Natsuko Nakamura, do staff de articulistas do jornal Nikkei, nos leva a cruzeiros fantásticos pelas águas de Tóquio (Tokyo puts its rivers back to use).

riorio01Nni20110530TR2BOATS02

As pessoas estão descobrindo novos olhares sobre a cidade através da visão que se têm a partir da água. Por exemplo, nem todos em Tóquio sabem que num dos lados da ponte Nihonbashi há uma bela cabeça de leão esculpida que só pode ser vista do rio. Para explorar cantos escondidos e saborosos de Tóquio num cruzeiro de um dia como o que liga os rios Nihonbashi e Kanda paga-se o equivalente a 108 dólares. Há diferentes percursos com paradas e baldeações por diversos embarcadouros entre rios, canais, eclusa, e incursões por aquedutos subterrâneos. E a vista da nova torre de transmissão que está sendo concluída, a Tokyo Sky Tree, é deslumbrante. A altíssima torre, que vai ser inaugurada na primavera de 2012, parece mais alta ainda vista da água, e seu perfil refletido na água dá fotos espetaculares.

A cada ano vem aumentando opções de cruzeiros graças ao melhoramento da qualidade da água e da construção de docas e ancoradouros seguros, aliados a outras facilidades que incluem charmosos cafés. Um deles, o Cielo y Rio, foi inaugurado em abril último e tornou-se concorrido ponto de encontro pela encantadora vista que oferece. O proprietário, Hirohisa Sato, tem muitos planos para incrementar o negócio, como construir convidativo ancoradouro para que as pessoas possam ir tomar um cafezinho diretamente de barco.

Para conquistar e se apaixonar pela cidade que se conhece pela primeira vez, recomenda-se mirá-la e abarcá-la do alto, a 360º: do Edifício Itália, do Empire State, do Burj Khalifa Dubai; ou em românticos passeios de gôndola por canais cheios de mistério, e em lânguidos bâteaux mouches ao longo de um Sena histórico. Insinuante, Tóquio se desvenda ao olhar cativo do visitante de verão, em modernos cruisers por caminhos de água sedutoramente supercool.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: