Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Japoneses Enfrentam o Calor Consumindo Menos Energia

27 de junho de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , ,

Muitas situações e soluções diferentes estão sendo enfrentadas no Hemisfério Norte para enfrentar o terrível calor deste verão, economizando energia, pois todos procuram soluções ecológicas, com o estímulo da criatividade. No Japão, adotou-se o chamado “cool biz”, que dispensa a gravata, mas as prefeituras estão estimulando redes de vegetais para reduzir o calor sobre os edifícios residenciais e evitar o uso do ar-condicionado, além de outras medidas simples como o uso da sombrinha e do leque. Em Paris, também os aparelhos de ar-condicionado reduzem somente um pouco do excessivo calor, havendo recomendação para todos utilizarem menos energia.

Se a rede vegetal pode reduzir cerca de 7 graus centígrados a temperatura nos edifícios de apartamentos, ela acaba funcionando como um ar-condicionado, ao mesmo tempo em que permite o cultivo de legumes como pepinos. Parece uma solução muito boa para cidades que não contam com poluições elevadas no ar, principalmente pequenas e médias cidades. As economias totais de energia estão abaixo das metas estabelecidas pelo governo.

Mas pode ser também um estímulo para a redução da poluição que piora nos invernos no Hemisfério Sul. Os desafios que se apresentam foram sempre as mães de soluções inteligentes, mostrando que os seres humanos se revelam criativos diante dos problemas. É razão para sermos mais otimistas, ainda que muitos problemas pareçam afogar a coletividade com muitas dificuldades.

Os idosos são as maiores vítimas, havendo notícias de centenas de vítimas internadas nos hospitais do Japão. Também na Europa algo semelhante ocorre, mas todos lutam bravamente, caminhando e mesmo usando cadeiras de rodas. Não se entregam, mesmo com o calor, e procuram preservar a qualidade de vida, com um dia a dia normal, usufruindo das atividades culturais que também são intensas, procurando aproveitar a alta temporada do turismo internacional.

As lojas já estão liquidando seus estoques de verão, mal ele começou, principalmente nos fins de semana, quando uma massa gigantesca de habitantes locais e turistas enchem os jardins, os estabelecimentos comerciais, inclusive ocupando as calçadas das grandes avenidas. Um grande número de estrangeiros está absorvendo estas inovações que devem se espalhar pelo mundo, com grande rapidez.

Paris foi pioneira na utilização das bicicletas, oferecendo-as em diversos pontos para serem devolvidas em outros, com a cobrança de taxas mínimas. Grupos de jovens, crianças e até idosos usam skates pelas ruas, não só para se deslocar, mas também para se para se exercitar, mostrando que estão apoiando os esforços ecológicos. Novamente, é sopa no mel…

Mas as medidas mais eficientes parecem ser as tecnologias economizadoras de consumo de energias. Os novos aparelhos elétricos, de todas as naturezas, estão consumindo pequenos percentuais quando comparados com os que vinham sendo utilizados. Provoca-se, assim, um desenvolvimento tecnológico com brutal aumento da eficiência econômica.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: