Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Os Bancos Postais e o Banco do Brasil

2 de junho de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia | Tags: , , , | 2 Comentários »

Muitas pessoas ficam impressionadas sobre a disputa do Banco Postal, quando o Banco do Brasil superou o Bradesco, fazendo uma oferta de R$ 2,3 bilhões. O Bradesco operou este Banco Postal por nove anos, contando com cinco milhões de contas, em 6.195 agências postais por todo o Brasil. Na realidade, observando-se a experiência do Japão e da França, somente para citar alguns exemplos, nota-se a importância estratégica de uma instituição desta natureza. O Correio do Japão é a maior instituição financeira do mundo, gerando recursos estáveis que permitem financiar o Banco do Desenvolvimento do Japão, que provem todas as obras de infraestrutura daquele país, como o JBIC – Japan Bank for International Cooperation, que banca todas as exportações japonesas, tendo somente com a Petrobras um saldo aplicado que gira em torno de US$ 8 bilhões. Algo semelhante acontece com o Correio na França que seguramente é a mais importante instituição financeira daquele país.

Os depósitos mantidos pelas populações como a japonesa são de custos baixos e estáveis, ou seja, atendem as necessidades cotidianas dos japoneses, tanto das grandes cidades como de todo o país, até os pequenos vilarejos espalhados pelos confins do arquipélago. Isto permite que eles sejam aplicados, também com custos baixos e por prazos longos, atendendo as necessidades do Japão, tanto em infraestrutura como nas operações internacionais.

ImagemBancoPostalpostaleimagesCAVMQDW7

Nestas instituições que atuam diretamente nas agências dos correios de diversos países no exterior, efetuam-se todos os tipos de operações bancárias, inclusive câmbio de moedas, podendo ser encontradas praticamente em todos os conjuntos de quarteirões, em qualquer vilarejo. Gozam de grande credibilidade, sendo que no Japão as remessas de numerários podem ser feitas colocando-se um maço de notas num simples envelope, destinado a qualquer parte do país.

No Brasil, a sua tradição ainda não chega a ser tão profunda, mas os Correios figuram na população brasileira como uma das instituições mais confiáveis, tendo o início de suas operações em localidades que não comportavam uma agência bancária. A tendência, a longo prazo, é que se torne uma grande instituição nacional, seguindo a orientação do governo federal, que já vem utilizando até as casas lotéricas para algumas operações mais simples como cobrança de contas.

O governo está determinado a transformar o Banco do Brasil numa importante instituição internacional, tanto que está dotando outra sua subsidiária, a Distribuidora Banco do Brasil ,numa operadora mundial de administração de carteiras dos seus clientes, montando uma equipe capaz de analisar todas as empresas nos mais variados mercados, bem como instituições oficiais que lançam seus papéis no mercado de valores. Vai competir tanto com as instituições financeiras nacionais como internacionais, na medida em que vai ganhando dimensão.

Numa economia brasileira que está melhorando a olhos vistos, a sua distribuição regional e pessoal da renda, com a ascensão de uma nova classe média, esta determinação governamental é um fato a ser considerado. É possível que venha a se tornar uma instituição com a importância que ganhou em outros países.


2 Comentários para “Os Bancos Postais e o Banco do Brasil”

  1. Os Bancos Postais e o Banco do Brasil » Asia comentada : Link Mundial
    1  escreveu às 11:42 em 11 de junho de 2011:

    […] Leia mais: Os Bancos Postais e o Banco do Brasil » Asia comentada […]

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 11:45 em 11 de junho de 2011:

    Senhores,

    Obrigado pela menção.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: