Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Resultados de Boca de Urna nas Eleições Peruanas

5 de junho de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Notícias | Tags: , ,

Entre as recentes eleições em todo o mundo, a do Peru tem um relacionamento da América do Sul com a Ásia, na medida em que no segundo turno realizado hoje, 5 de junho, disputaram Ollanta Humata, considerado de posição mais popular, e Keiko Fujimori, considerada mais conservadora. Ambos passaram para o segundo turno derrotando o preferido do atual presidente Alan Garcia, que conseguiu um desenvolvimento razoável durante a sua gestão. Segundo informações da TV Globo News, as pesquisas de boca-de-urna indicam que Ollanta Humata deverá ser o eleito.

Observa-se, em todo o mundo, uma tendência para a renovação, com o aumento da aspiração das novas classes em ascensão, com a intensa utilização dos atuais meios de comunicação eletrônica, que teriam sido mais intensamente utilizados pelos partidários de Humata. Segundo um artigo publicado pelo site do BBC Brasil, que enviou a jornalista Mariana Della Barba para Lima, a candidatura de Keiko Fujimori deve inaugurar nova fase dos nipo-peruanos na política.

220px-Ollanta_Humala_(Brasilia,_March_2006) 200px-Keiko_Fujimori_2

Ollanta Humata e Keiko Fujimori

Ollanta Humata foi um dos fundadores do Partido Nacionalista Peruano e, tendo uma carreira militar, já foi candidato contra Alberto Fujimori em 2006, não tendo sido eleito. Tem mais relacionamento com os descendentes dos incas, e informam que pretende seguir a linha que Lula da Silva adotou no Brasil, provocando a ascensão econômica das classes mais modestas da população peruana. A atual deputada Keiko Fujimori é filha de Alberto Fujimori, que foi presidente do Peru, tendo sido acusado de corrupção e refugiou-se no Japão, pois tem dupla nacionalidade. Acabou preso quando tentava retornar ao Peru, via Chile.

Ainda que muitos analistas tendam a colocar a questão eleitoral e política do ponto de vista étnico, outros entendem que os candidatos estão sendo votados pelas suas qualificações pessoais, sendo que Humata é mais temido pelos conservadores. Keiko Fujimori é temida pela possibilidade de volta ao poder do grupo relacionado com Alberto Fujimori, sendo considerada pouco experiente, mas existem os que entendem que seu programa é mais consistente.

Os imigrantes japoneses e seus descendentes no Peru, segundo a matéria da BBC Brasil, possuem posições diversas com relação à participação política da família Fujimori, que além do ex-presidente Alberto inclui a sua filha Keiko, sua mãe Susana Higuchi (que se separou de Alberto), bem como o irmão Kenji e o tio Santiago que também são parlamentares. A condenação do ex-presidente por corrupção afetou a comunidade nikkei, que constitui parte da pequena classe média peruana.

Alguns trabalhos de peruanos descendentes de japoneses foram citados pelo BBC Brasil, como Alejandro Sakuda, autor do livro “O Futuro era o Peru: 100 anos de imigração japonesa”, que expressou que muitos eram contra a candidatura de Alberto Fujimori, pois temiam reavivar o ódio da Segunda Guerra Mundial. Outra foi a socióloga Amelia Morimoto, autora do livro “Os japoneses e seus descendentes no Peru”, que atribui a condenação de Alberto Fujimori um sentimento de vergonha na comunidade.

Deve-se esclarecer que a imigração japonesa no Peru é mais antiga que no Brasil, mas resume-se a atual comunidade em cerca de 60 mil descendentes, além dos 55 mil que retornaram para o Japão para lá trabalharem.

Os Fujimoris, para surpresa de muitos analistas, conseguiram uma simpatia das autoridades japonesas, que ajudaram o Peru com recursos públicos e privados, quando havia um entendimento que descendentes de japoneses estarem no poder político não era uma questão relevante.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: