Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Desafios de Um Mundo Com Rápidas Mudanças

18 de julho de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , ,

As mudanças que se processam em todo o mundo estão ocorrendo em grande velocidade e mesmo os mais prestigiosos jornais internacionais conseguem captar somente parte dos problemas, não transmitem um quadro mais completo. O ótimo suplemento do The New York Times republicado em alguns jornais mundo afora, como na Folha de S.Paulo, traz artigos que acabam dando uma visão com aparência de parcialidade. Focam problemas dos países emergentes, como da China e da Índia, sem alertar sobre os que ocorrem nos Estados Unidos, na Europa ou no Japão, o chamado mundo desenvolvido, que podem ser mais graves por influenciar o resto do universo.

O jornalista David Barboza alerta sobre os vultosos investimentos que estão sendo efetuados em Wuhan, a gigantesca capital de cerca de 10 milhões de habitantes da província de Hubei, utilizando créditos dos bancos oficiais chineses, no que ele pode ter razão. Mas estas dificuldades, se existirem e que são naturais nas economias emergentes, podem afetar no máximo os bancos chineses, pois as autoridades locais, pelo que se sabe, não contam com volumosos recursos externos. O mesmo não ocorre com as economias de alguns países europeus que estão à beira do default, como até os Estados Unidos, e que devem afetar fortemente todo o sistema financeiro mundial.

Wuhan%20Minsheng%20Bank%20Building,%20ChinaWuhanChina-deLeon

No mesmo suplemento, Rejeev Mantri noticia que a Índia está se inovando, aproveitando seus abundantes e qualificados recursos humanos que estão voltando do exterior, para iniciar novas atividades para explorar nichos do mercado local que estão se multiplicando. Isto ocorre ao lado da expansão mundial de suas grandes empresas, inclusive com investimentos adicionais no Brasil, nos mais variados setores, como até de hotelaria. Existe uma nova realidade na Índia que não consegue ser acompanhada por todos, com uma forte expansão de sua nova classe média, pois todos ressaltam somente a sua pobreza.

Ou outro artigo interessante de Nadim Audi que mostra um Marrocos que, também envolvida na primavera do mundo árabe, procura seu caminho, ainda que com tensões, encontrando formas de participação democrática, ao mesmo tempo em que mantém o seu regime real.

Muitos outros assuntos de grande importância do resto do mundo estão incluídos neste imperdível suplemento. Mas todos que pretendem ampliar os seus conhecimentos necessitam efetuar um esforço de hierarquização dos fenômenos e problemas que estão ocorrendo mundo afora, inclusive nos seus aspectos positivos.

O que vem ocorrendo no futebol, por exemplo, precisa ser observado quando a equipe feminina do Japão consegue levantar a Copa do Mundo, e muitos países nas mais variadas partes do universo exibem técnicas que não mais se diferenciam dos que eram líderes históricos. Parece que este esporte que ganhou projeção mundial não apresenta mais patamares que os distinguem, como se nota na atual Copa América. Como observa um sábio observador, não existe mais ninguém tolo…



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: