Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Importância Estratégica do NPK Para o Brasil

29 de julho de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, webtown | Tags: , ,

Ainda que a Vale seja hoje uma empresa privada, o seu capital está controlado pelos fundos de pensão administrados pelo governo, e age em parcerias importantes com a Petrobras. Um dos setores estratégicos para a continuidade do crescimento da economia brasileira é o aumento da produção de fertilizantes, sendo que estas duas empresas estão se entendendo para ampliar as produções de potássio em Sergipe, no Nordeste brasileiro, e do nitrogênio utilizando a abundância do gás. Somente o fosfato é que depende da localização de novas reservas, que ainda são limitadas no Brasil.

O jornal O Estado de S.Paulo, num artigo publicado hoje de autoria de Fernanda Guimarães, informa sobre o assunto. Além dos entendimentos já anunciados sobre o projeto relacionado ao potássio, noticia que entendimentos estão sendo estabelecidos para aproveitar a abundância de gás existente no Brasil, fundamentais para a produção dos nitrogenados. A Vale adquiriu o controle da Fosfértil, que tem tradição na área dos fertilizantes.

potassiotransferencia-nitrogenio-flickr-fenchurch

Potássio e nitrogênio líquido

Desde a Revolução Verde, iniciada por Norman Borlaug que se tornou Prêmio Nobel pela sua contribuição, sabe-se que os fertilizantes são estratégicos para o aumento da produtividade. Quando eu era diretor do Banco Central do Brasil, encarregado da área de crédito rural, dei importância fundamental para os créditos voltados aos seus usos mais intensos.

Hoje, com a localização de reservas de potássio e abundância do gás é possível aumentar substancialmente o fornecimento destes fertilizantes, inclusive nitrogenados, faltando ainda o fósforo que depende da descoberta de novas jazidas. A Embrapa veio desenvolvendo pesquisas que mostram como eles podem ser utilizados, em dosagens variadas, dependendo das plantas, dos solos e dos climas disponíveis no Brasil.

Como no Brasil os solos são predominantemente ácidos, há que se corrigi-los com calcários, abundantes nas principais regiões agrícolas. Mesmo com a ampliação das iniciativas privadas, inclusive estrangeiras, como as chinesas, já noticiadas neste site, como são produtos estratégicos para a expansão da produção agrícola, a entrada destas empresas de porte da Vale e da Petrobras são bem-vindas.

Sempre se afirmou que o Brasil tem a potencialidade para se tornar um importante celeiro do mundo, e atualmente a demanda de alimentos está em sensível crescimento com a melhoria do padrão de vida das classes emergentes em todo o planeta, exercendo até pressões inflacionárias.

É uma grande oportunidade para o Brasil utilizar toda a sua potencialidade, aproveitando as novas tecnologias que estão sendo desenvolvidas, que permitem o aproveitamento eficiente dos seus solos, sem dano ao meio ambiente.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: