Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Japonesas Mostram a Importância Mundial do Futebol

19 de julho de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , ,

Se alguém tinha dúvida da importância do futebol em todo o mundo, as japonesas que ganharam a Copa do Mundo feminina provaram como este esporte galvaniza multidões em todo o universo. Não foi somente o premiê Naoto Kan e o presidente Barack Obama que se manifestaram, mas para surpresa de muitos o austero The Wall Street Journal, especializado em economia, publicou nestes dois dias nada menos que quatro artigos longos sobre o evento.

Um foi escrito de Frankfurt por Matthew Futterman com o título “O conto de muitos erros” (A Tale of Too Many Misses), publicado no dia 18, que descreve todo o jogo com uma versão mais ampliada publicado no jornal econômico Nikkei. No mesmo dia 18, no Wall Street Journal, Yoree Koh publicou dois artigos “A vitória do futebol traz alegria para a nação” (Soccer Win Brings Joy to Nation), mostrando como Nadeshiko Japan provocou uma explosão de alegria no Japão. Ainda no mesmo dia, a mesma jornalista voltava a publicar “Como o futebol agregou o Japão pela emoção” (How Soccer Rallies Japan). E no dia 19, o jornalista Jason Gay publicou no mesmo jornal “Um ano de emoção num dia” (A Year’s Worth of Nerves In A Day). Ressalto, todos estes longos e expressivos artigos saíram nos jornais especializados em economia, mas em outros internacionais também se encontram artigos sobre o assunto em abundância.

selecao_japonesa_primeiro_ministro_do_japao_reuters620x470Japan Soccer Asian Cup Reax

Primeiro-ministro Naoto Kan e uma multidão recepcionaram a seleção no Aeroporto de Narita

Quando o Japão resolveu criar a JLeague foi feito um estudo de âmbito mundial, que mostrou que o futebol contava com a metade de todos os patrocínios para os mais variados esportes. A nossa experiência com as andanças por muitos países, até nos rincões mais afastados, sempre mostrou que o Brasil era conhecido mais pelos seus jogadores mais famosos de futebol.

Nota-se que a vitória colhida pelas japonesas nesta Copa do Mundo foi estimulada ao longo de anos de trabalho, e agora estão colhendo os seus frutos, não só galvanizando o sofrido povo japonês, mas como dando um exemplo de persistência nas situações mais desfavoráveis. O símbolo escolhido Nadeshiko Japan foi muito feliz, como explicado neste site pela Naomi Doy.

Os artigos citados nesta postagem mostram não somente o aspecto esportivo do futebol feminino, que certamente ganhará maior projeção do que já vinha conquistando, mas ressalta os aspectos humanos que são mais facilmente expressos pelas jovens que pelos marmanjões. As vitórias foram mais expressivas, pois conquistadas pelas pequenas Davids diante de Golias, não só as norte-americanas, como as suecas e alemãs, com porte físico avantajado, e longa tradição no futebol feminino. Todas as equipes tradicionais foram vencidas pelas miúdas, mas aguerridas jogadoras japonesas, provocando uma emoção capaz de aglutinar uma nação.

Que todos nós tenhamos a capacidade de aprender um pouco mais, que sempre é possível superar os obstáculos que encontrarmos se trabalhamos com grande empenho, persistindo juntando os esforços numa coletividade, usando toda a inteligência capaz de superar as limitações físicas. Obrigado às graciosas Nadeshikos pelas ricas lições.

E vamos trabalhar duros para superá-las, como aconteceu no voleibol, quando as pequenas japonesas criaram um estilo que se espalhou por toda a Ásia, e hoje as brasileiras, ajudadas pelos seus físicos mais avantajados, mas utilizando toda a criatividade que nos caracteriza.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: