Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Serviços Para Atender os Idosos

4 de julho de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , , , | 1 Comentário »

Se existe um problema que está se ampliando em todo o mundo e precisa ser enfrentando, aproveitando experiências de países que convive com ele há décadas, este é o de cuidar dos idosos que estão aumentando rapidamente em todos os países, inclusive nos países emergentes como o Brasil e a China. O jornal econômico japonês Nikkei informa que serviços privados estão se ampliando naquele país com esta finalidade.

Não é somente nos países desenvolvidos que o percentual de idosos está aumentando, representando um custo importante que necessita ser arcado pelos jovens em idade de trabalho. Nos países que possuem maiores experiências no assunto, estão se ampliando os serviços onde os próprios idosos procuram ajudar uns aos outros, tentando levar uma vida normal, com responsabilidades que ajudam a retardar a deterioração de suas capacidades, principalmente a mental. O exemplo mais interessante que conheci foi na Áustria, onde um conjunto de cerca de 20 idosos, sozinhos ou em casais, convivem num conjunto arquitetonicamente adequado, cada um com responsabilidade de alguns setores como cultura, esportes, assuntos legais, problemas de contatos com os serviços públicos etc. retardando a esclerose natural.

Nni20110704D04EE692109471

No Japão, existem muitos serviços dos governos locais que se diferenciam por cidades. Os idosos procuram morar onde os serviços são mais eficientes, utilizando meios eletrônicos para o acompanhamento de suas vidas. As diferenças existentes na qualidade dos serviços são grandes, e estão se ampliando os serviços privados oferecidos por empresas que ampliam suas unidades por muitas cidades.

Na China, o problema está se tornando tão grave, que sua economia está prevista para ser superada pela Índia, que conta com uma estrutura demográfica mais jovem. Todas as famílias, com seus membros trabalhando, não podem cuidar nem dos idosos nem das crianças. Na França, nota-se que os avós é que estão cuidando das crianças, enquanto os seus pais trabalham. Constata-se nos parques, nos museus, nos restaurantes, no metrô e outras localidades a brutal quantidade de carrinhos de pequenas crianças, muitas vezes gêmeos ou trigêmeos, sendo cuidados pelos idosos.

No Brasil, esta convivência dos idosos com as crianças vem se mostrando altamente benéfica para ambas as partes. Como existem graus diferentes de dependência, é preciso contar com uma unidade de apoio, onde parte do tempo pode ser despendido com atividades sociais e culturais. Tudo indica que não existe uma fórmula mágica, mas todas as alternativas devem ser exploradas, para bolsos diferentes, preocupando-se também com os cuidadores, que acabam se desgastando, exigindo também um treinamento.


Um comentário para “Serviços Para Atender os Idosos”

  1. Rileigh
    1  escreveu às 14:04 em 10 de setembro de 2011:

    I wanted to spend a minute to thank you for this.


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: