Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Cenários Confusos na Economia Japonesa

16 de agosto de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, webtown | Tags: , ,

Possivelmente, mais que em outras economias, constatam-se cenários confusos na economia japonesa, como vem sendo expresso por um editorial publicado no jornal Nikkei. O atual problema criado pelos elevados endividamentos em alguns países difere da crise financeira internacional de 2008, e, no caso japonês, a reconstrução em marcha está provocando influências diferentes para algumas empresas.

logo_komatsuEmpresas exportadoras japonesas, como a Sony e a Toyota, foram fortemente atingidas pelo colapso da Lehman Brothers em 2008, chegando ao fundo do poço nas suas histórias recentes. O presidente da Komatsu, Masahiro Sakane, observa que há diferença no nível de severidade daquela crise com as recentes turbulências. Eles sentiam medo como estivessem num túnel escuro na crise anterior, sem capacidade de prever o que aconteceria no futuro próximo.

Na atual crise, estão com um sentimento misto, pois estão com pouco receio sobre a demanda de seus produtos voltados para a mineração, que se mantém forte na América do Sul e na Indonésia. E no Japão, o programa de reconstrução está exigindo equipamentos para a construção civil, que é um fato diferente do resto do mundo.

A China tornou-se um mercado difícil de ser previsto. As autoridades locais estão restringindo o crédito preocupadas com os problemas inflacionários, e para a Komatsu a demanda chinesa ficou mais fraca que do Japão pela desaceleração que isto está provocando.

Na crise anterior, as famílias endividadas foram atingidas com corte dos créditos para automóveis e outros empréstimos. Na atual crise, elas estão sendo afetadas indiretamente com os receios sobre os seus empregos. A redução do nível de atividade está afetando todos os setores da economia em muitos países.

Para o presidente da Mitsubishi Chemical, há problemas que sobrepõem às dificuldades macroeconômicas com as microeconômicas. As empresas japonesas estão hoje melhor estruturadas, pois foram obrigadas a tanto na crise anterior. Elas se adaptaram rapidamente depois dos problemas dos desastres naturais.

Mas há um pessimismo macroeconômico que parece continuar por muito tempo em todo o mundo, dificultando a recuperação da economia japonesa, com impactos diferentes dependendo dos setores econômicos.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: