Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Indústria Aeronáutica Voltada Para o Etanol

1 de agosto de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , ,

A prestigiosa revista Forbes noticia que a Boing, Embraer, BID e a Amyris, empresa californiana especializada em biocombustíveis, estão se empenhando para transformar o etanol no combustível verde para a aviação. O Brasil é o grande produtor de etanol a partir da cana, e os Estados Unidos que produzem com subsídios a partir do milho é o maior produtor mundial. Estas empresas de importância na indústria aeronáutica, com o suporte do BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento, vêm se empenhando para tornar isto uma realidade comercial, pois já se provaram eficazes nas pesquisas efetuadas.

Todos veem a possibilidade de contarem com combustíveis menos poluentes, como afirma Arnaldo Vieira de Carvalho, chefe da Iniciativa Sustentável para Biocombustíveis para Aviação do BID. Os estudos da Amyris examinam as emissões de carbono em todo o ciclo da produção do etanol. Está examinando como o Brasil pode gerenciar a sua adequada produção.

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Aviões da Embraer testam o biocombustível a partir da cana de açúcar

Estudos internacionais foram aprovados para este uso do etanol em meados do ano. A Honeywell UOP’s Green Jet Fuel voou de Paris para New Jersey. O Gulfstream G450’S e o Boing 747-8 para cargas, também usando Green Jet Fuel, voou de Seatle para Paris. As indústrias internacionais estão sofrendo pressões para a redução de combustíveis poluentes, bem como para evitar os preços voláteis dos derivados de petróleo.

Como existem regulamentos internacionais a serem estabelecidos para o uso do etanol, espera-se que todas as providências estejam concluídas até 2015. Amyris usa cana de açúcar para produzir estes combustíveis de aviões a jato.

Os atuais preços do etanol estão induzindo a Amyris a visar mercados de produtos químicos mais sofisticados, como cosméticos, lubrificantes e outros produtos. Ela está vendo que podem ser atividades rentáveis.

Os estudos no Brasil com a Embraer devem estar concluídos em 2012, num trabalho conjunto com a Amyris. A revista Forbes pergunta se o Brasil se tornará a Arábia Saudita do etanol.



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