Sharp Volta a Atuar no Brasil
29 de agosto de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: histórico, Sharp no Brasil, sondagens das vendas | 14 Comentários »
Uma notícia publicada no jornal econômico japonês Nikkei informa que a Sharp japonesa volta a atuar no mercado brasileiro, instalando inicialmente uma subsidiária voltada a venda de seus produtos eletrônicos e equipamentos de comunicação. Como é sabido, esta empresa atuou no Brasil numa joint venture, que acabou em pendência judicial com o empresário Mathias Machline e seus herdeiros, montando alguns equipamentos.
Agora, volta ao mercado brasileiro, segundo a notícia, para estabelecer uma subsidiária totalmente controlada pela empresa japonesa, para a venda de televisores e telefones celulares, numa tentativa de efetuar pesquisas sobre este mercado, visando expandir suas operações.
Este tipo de operação é conhecido como antenna shop procurando fazer uma avaliação mais segura do mercado, diante das perspectivas existentes em mercados emergentes como o do Brasil. No entanto, parece difícil que uma operação meramente comercial, na atual conjuntura, possa ser eficiente, tanto diante da presença de outros concorrentes produzindo ou montando equipamentos similares neste mercado.
Diante dos problemas cambiais, juros internos, tributos existentes e outros problemas relacionados com a competitividade, se não estiverem dispostos a uma produção local em escala apreciável, tudo indica que a sua rentabilidade no Brasil deve ser duvidosa. Se tiverem intenções de um estudo mais amplo, inclusive possibilidades de exportação, estas intenções podem ser consideradas mais sérias, principalmente se as pendências judiciais estiverem totalmente resolvidas.
É claro que as perspectivas dos mercados emergentes como o do Brasil devem ser mais concretas que dos mercados dos países já desenvolvidos, mas não havendo uma forte disposição de fazer operações de escala, visando o mercado globalizado, parece difícil somente se concentrar numa operação comercial.
Artigos Relacionados:

Espero que volte com força total,conheço os produtos e são os melhores (Imagem, e Principalmente as Multifuncionais) parabens a toda a equipe…
Caro Robert Meurer,
Todas as empresas que trabalham com produtos eletrônicos estão ampliando a sua gama de produtos, e a concorrência é até exagerada, envolvendo chineses, coreanos, indianos, japoneses, europeus, americanos. Tenho a impressão que a Sharp, ao decidir voltar ao mercado brasileiro, depois dos problemas que teve com o seu principal parceiro, devem estar preparados para uma agressiva concorrência, pois não é fácil voltar para um mercado onde tinham presença.
Paulo Yokota
Espero que me paguem a compra programada que me deram calote quando faliram!
Caro Gérson,
Acredito que se trata de outra empresa, pois a Sharp anterior era uma empresa brasileira que utilizou esta marca e com a qual a Sharp do Japão enfrentou problemas. Mas, mesmo assim, acredito que precisam limpar o seu passado.
Paulo Yokota
A SHARP sera sempre bem vinda.
Caro Laecio Silva,
Obrigado pelo comentário.
Paulo Yokota
Queria saber se ressarcirão as compras efetuadas de 2000 sem o intermédio da Justiça. Confiei na SHARP e fiquei no prejuizo.
Caro Eduardo,
Naquela ocasião um grupo brasileiro que usava a marca Sharp é que faliu. Agora, segundo o noticiário, é a própria Sharp que atuará no Brasil, mas não sei responder a sua pergunta que deve ser dirigida a eles.
Paulo Yokota
Que sejam benvindos em seu retorno ao Brasil. Tenho esperança de reencontrar os produtos dessa marca com a mesma qualidade que antes tinham. Uma calculadora de bolso durou quase 25 anos comigo (modelo EL 517). Até hoje não encontrei uma com a mesma capacidade.
Caro Henrique Guerreiro,
Obrigado pelo comentário,
Paulo Yokota
Agradeço á DEUS ; o retorno da Sharp ao Brasil. só assim vai aumentar muito a esperança de ser ressarcido.
Caro Celio Almeida,
Esclareço que só estou noticiando o assunto, e nada tenho com a Sharp, que era representada no passado por um grupo brasileiro. Agora, pela notícia, parece que vão atuar diretamente, e espero que possam resolver eventuais problemas do passado, mesmo que sejam indiretos.
Paulo Yokota
O consumidor nacional traz na memória a força desta marca. Infelizmente com a morte do sr. Matias Macheline, as coisas não foram bem na mão dos seus filhos. Ainda assim, a semente que foi lançada em solo brasileiro, se regada outra vez , dará com certeza, ótimos frutos.Bem vinda SHARP. DEVO MUITO À FORÇA DESTA MARCA PROFISSIONALMENTE!
Caro Tarcisio Barbosa,
Muito obrigado pelo seu comentário.
Paulo Yokota