Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Artesanato Chinês Com Muita Tradição Cultural

15 de setembro de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , ,

Todos sabem que o papel foi inventado pelos chineses e eles continuam o utilizando nos seus diversos tipos em muitos artesanatos da melhor qualidade, voltados para diversas finalidades. Nas recentes comemorações que marcam a proximidade do outono, em todo o Extremo Oriente, quando se aprecia a lua cheia com todo o seu esplendor, foram utilizadas muitas lanternas de papel de boa qualidade, dando um invejável colorido. Na edição de hoje do China Daily, constam muitas fotos apresentando os guarda-sóis de papel oleoso, elaborado artesanalmente, com desenhos magníficos.

Informa-se que tais objetos artesanais fazem parte da cultura chinesa e são produzidos há mais de um século, com armações de bambus que, além de protegerem as peles das asiáticas, mais claras, também resistem a chuvas mais leves, mas não são mais utilizados para estas finalidades. Também no Japão existem algumas peças semelhantes que costumam ser utilizadas pelas geishas, principalmente nos seus exigentes bailados.

b8ac6f9374f60fda9cea01b8ac6f9374f60fda9d6102b8ac6f9374f60fda9d9204b8ac6f9374f60fda9dab05

Fotos de Liu Lu, publicadas no China Daily

A matéria do China Daily explica que estas fotos foram tiradas no Beijing Ruo Shui Tang Oil Paper Umbrella Workshop, que tem uma tradição de mais de um século, combinando uma profunda cultura chinesa com um delicado artesanato atualizado. Eles não são mais usados no cotidiano, mas se destinam a decorações, servindo para serem presenteados para aqueles que apreciam a tradicional cultura ajustada para os dias atuais.

As pinturas são feitas cuidadosamente com aquarelas (waterpainting) sobre papel, com detalhes de cores fulgurantes por artesãos, incluindo figuras de flores, animais ou paisagens. Seus preços dependem da qualidade das pinturas, basicamente, mas também dos trabalhos dos artesãos.

De forma diferente de muitos lugares do Ocidente, costuma-se valorizar os artesanatos no Oriente, pois envolvem trabalhos elaborados por verdadeiros artistas, ainda que procurem reproduzir o que se conhece tradicionalmente. Os chamados artesanatos não são ainda valorizados nesta parte do mundo, procurando distingui-los dos trabalhos artísticos que supostamente envolvem a criação, mesmo que incorporem trabalhos humanos dedicados expressando uma rara beleza. Só se diferenciam dos produtos fabricados em série.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: