Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Dois Vizinhos Asiáticos Gigantescos

19 de setembro de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, Política, webtown | Tags: , , ,

Um artigo publicado no The New York Times e reproduzido no suplemento semanal da Folha de S.Paulo relata algumas notícias sobre estes dois vizinhos asiáticos gigantescos que já tiveram, no passado, alguns conflitos fronteiriços, a China e a Índia. Ambos continuam com crescimentos econômicos a elevadas taxas, transformando problemas em soluções, com suas populações superiores a um bilhão de habitantes. Além de exportarem produtos industriais utilizando seus recursos humanos baratos, agora aproveitam os seus mercados internos no momento em que a economia mundial desacelera o seu crescimento.

O artigo escrito por Vikas Bajaj, de Mombai, recebeu subsídios de Xu Yan, de Xangai, e Joshua Frank, de Pequim, relatando que se existe uma rivalidade ela é unilateral. A China tem uma atitude de quase indiferença com a Índia, comparando-se sempre com os Estados Unidos e a Europa, enquanto os hindus são quase obcecados com o País do Meio. Mas alguns estudos demográficos indicam que, nas próximas décadas, a Índia que conta com uma estrutura populacional mais jovem poderá superar a China, cuja população envelhece rapidamente.

mapa-asiatico

Um economista chinês, Minxin Pei, mantém uma coluna no jornal diário The Indian Express, mas não se conhece nenhum hindu que tenha algo semelhante num jornal chinês. O que alguns chineses admitem é que os hindus estão avançados nos software e na informática como um todo, mas estão atrasados em muitos lugares.

A China começou a se abrir para a economia mundial dez anos antes da Índia, embora tenha no passado um período comunista, com a terrível Revolução Cultural. A Índia, mesmo depois de sua independência da Inglaterra, manteve-se predominantemente socialista, com pouco relacionamento com o resto do mundo do ponto de vista econômico.

Na avaliação hindu, os chineses possuem uma infraestrutura mais avançada, força armada mais poderosa, mais universidades. A Índia tem maior avanço na informática e no domínio da língua inglesa. Existem muitos restaurantes chineses na Índia, mas poucos hindus na China. Em 2009, cerca de 160 mil indianos visitaram a China, mas cerca de 100 mil chineses fizeram o contrário.

Um proprietário de uma empresa de engenharia da Índia, que esteve diversas vezes na China, entende que os chineses são mais disciplinados e voltados ao trabalho. O sistema de partido único pode ter ajudado, mas seus custos foram elevados, com todo o autoritarismo. O sistema político indiano tende a aparentar uma maior liberdade, dando certa impressão de algumas confusões.

Alguns hindus acham que poderiam ter se saído melhor, havendo muitos livros que fazem estudos comparativos. Mas com o ritmo de crescimento econômico da última década, a Índia parece ter recuperado a sua confiança. De qualquer forma, há indícios que os conhecimentos recíprocos são limitados.

Os mais jovens aparentam considerar que a concorrência entre estes dois gigantes asiáticos acaba sendo benéfica. Seria interessante que estas colocações fossem feitas com maior abertura, tanto considerando os demais componentes dos BRICs como todo o resto do mundo, pois muitos países emergentes de grandes dimensões estão procurando também o seu lugar ao Sol, e muitas parcerias estão sendo estabelecidas, organizando comunidades à semelhança da Europeia.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: