Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Evento Para a Promoção do Wagyu Brasileiro

7 de setembro de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Gastronomia, webtown | Tags: , ,

A palavra Wagyu é uma combinação de dois ideogramas que significam Japão (wa, nosso dos japoneses) e carne (gyu). A raça bovina desenvolvida e aperfeiçoada no Japão proporciona uma carne marmorizada de gorduras muito apreciadas na elaboração de uma tradicional culinária japonesa chamada sukiyaki, que é um cozido de carne com legumes, bem com outros ingredientes complementares, tipicamente do Japão. Este prato passou a ser conhecida no exterior antes do sushi e do sashimi, elaborados do peixe cru. Outro prato em que se usa muito desta carne é o shabu-shabu, uma palavra onomatopaica, decorrente do som provocado pelo mergulho das carnes e legumes num caldo. Este é de origem mongol, que originalmente utiliza a carne do carneiro, e que era conhecida na Europa como fondie chinoise.

O evento permitiu que a Associação Brasileira de Criadores de Bovinos da Raça Wagyu, composta de 30 criadores, divulgasse a sua produção que já atingiu uma qualidade razoável para os rígidos critérios japoneses. Eles consideram muitos fatores para a sua classificação, como a maciez e coloração da carne, a quantidade e coloração da gordura, entre outros fatores. Na sua publicidade, exalta-se a qualidade desta gordura, que seria rica em ácido oléico, não sendo prejudicial à saúde, apesar de ser demasiadamente gordurosa para os paladares ocidentais, principalmente para os que consomem a carne em grande quantidade. Os japoneses consomem pouca carne, que é muito cara, principalmente a produzida no Japão.

1924

O evento foi realizado pela Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e pelo Rangetsu of Tokyo, que tem um restaurante em São Paulo. O local foi nas novas instalações do Senac Aclimação, organização que já vem atuando tradicionalmente no preparo de mão-de-obra qualificada para os restaurantes brasileiros que conta com instalações adequadas.

O chef Satoshi Sato, do Rangetsu of Tokyo, veio do Japão para efetuar a sua apresentação bem como demonstrar com se usa este tipo de carne no preparo de três diferentes pratos, um tipo de croquette no estilo japonês, uma sobreposição de alguns legumes com pedaços de carne com um tempero sofisticado e um cozido de costela deste gado, utilizando materiais disponíveis no Brasil.

Os que compareceram ao evento tiveram a oportunidade de degustar estes pratos, que estavam acompanhados de saladas. Mostrou-se que o corte japonês é muito diferente do brasileiro, diferenciando-se quatro partes básicas da carcaça, enquanto no Brasil diferenciam-se cerca de 20 partes.

Informou-se sobre as potencialidades deste tipo de carne, estimulando-se os criadores, bem como os restaurantes para o seu uso mais intenso.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: