Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Inzai em Chiba no Outono Japonês

9 de setembro de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Turismo, webtown | Tags: , , | 2 Comentários »

No mundo conturbado pelos problemas de terrorismo e dificuldades econômicas, sempre é conveniente apreciar as belezas proporcionadas pela natureza combinada com a história e o folclore. Num magistral artigo do naturalista e antropologista cultural Kevin Short, da Tokyo University of Information Sciences, publicado no jornal japonês Yomiuri, o autor faz um emocionante relato do que observou em Inzai, na província de Chiba, no local conhecido como Kioroshi. Ficou com o título Nature in Short: explore Japanese folklore in living color on autumn nature treks. O local é rico em tradição folclórica que se mistura a uma natureza simples, mas privilegiada. Como é sabido, o outono é considerada a estação mais linda do Japão, com o tom avermelhado das folhas, rivalizando com a primavera marcada pela florada das cerejeiras.

O particular local visitado pelo autor é famoso como tendo pertencido a Kikyo no Mae, amante do grande herói folclórico Taíra no Masakado, tido como o primeiro samurai, ainda no século X. Conta a história que ele foi um carismático líder nascido em família rica, que venceu os demais chefes locais nos campos de batalha. Acabou desafiando o Imperador, que na ocasião estava na antiga capital Quioto, por questões de impostos. Para combater o rebelde, foram enviadas tropas e a história oficial dá conta que ele morreu em combate. Mas o folclore fala que ele foi morto pela sua amante e esposa.

inzai chibaballoonblue-julysizedPlatycodon%20grandiflorus%20Astra%20Blue4346

Cidade de Inzai Chiba. Flor Kikyo, que infla para depois se abrir

Uma das versões informa que Masakado utilizou muitos kagemushas, ou alguém parecido com ele que fazia as suas vezes, como no famoso filme de Kurosawa. Kikyo no Mae teria dado a forma de reconhecê-lo para seus inimigos, bem como derrotá-lo, e ele acabou sendo decapitado.

O fato concreto é que Kikyo foi o nome dado a esta flor silvestre japonesa, cujo nome científico é platycodon grandiflorus, que é considerada uma das sete flores do outono do Japão (aki no nanakusa), celebrada na poesia clássica japonesa. Também é usada como medicamento na tradicional medicina oriental de origem vegetal, conhecido como Kampo. Hoje, ela é dificilmente encontrada de forma nativa, mas cultivada largamente na Ásia.

O folclore local informa que ela está desaparecendo na natureza, pois Masakado teria lançado uma praga, dizendo que nenhuma flor com este nome sobreviveria na região de Kanto (proximidade do atual Tóquio). Ela é popular e barata como ornamento e suas cores vão mudando do verão para o outono, e como infla depois de aberta, em inglês é conhecida como “baloon flower”. É muito estudada pelos botânicos, pois apresenta algumas características para evitar ser polarizada com seus próprios pólens.

Dizem que Masakado continua presente, provocando uma série de desastres naturais no Japão, a ponto de haver alguns templos a ele dedicados para que sua cabeça tenha descanso adequado. Na cultura japonesa, ocorrem estas fusões do belo com o trágico.

Como a região mencionada fica próxima de Tóquio, sempre acaba sendo um tranquilo local que merece uma visita turística, melhor apreciada com as informações constantes neste artigo mencionado.


2 Comentários para “Inzai em Chiba no Outono Japonês”

  1. Margarida Fumiko
    1  escreveu às 21:50 em 7 de dezembro de 2016:

    Tenho roxo e branca dobrada! Se alguem tiver a rosa, gostaria de trocar!

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 08:47 em 11 de dezembro de 2016:

    Cara Margarida Fumiko,

    Obrigado pela sua informação e pela proposta.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: